Brasil

Incêndio na COP30 não deixou feridos, diz organização

Incêndio atingiu a COP30 por volta das 14h, no horário de Brasília; retomada das negociações segue incerta

COP30: incêndio causou evacuação dos convidados nesta quinta-feira, 20 (Leandro Fonseca/Exame)

COP30: incêndio causou evacuação dos convidados nesta quinta-feira, 20 (Leandro Fonseca/Exame)

Publicado em 20 de novembro de 2025 às 15h25.

Última atualização em 20 de novembro de 2025 às 15h32.

A organização da COP30 afirmou nesta quinta-feira, 20, que o incêndio na Blue Zone do evento não deixou feridos. Em nota, o órgão afirmou que o fogo foi controlado e que "as equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local".

"Ainda não temos mais informações sobre o ocorrido, pois está sendo realizada perícia. Quando tivermos, enviaremos outra nota, por meio dos nossos canais", continuaram os organizadores.

Às 14h58, no horário de Brasília, foi anunciado que todo o local do evento deveria ser evacuado. Novas informações devem ser divulgadas às 16h.

"O Chefe do Corpo de Bombeiros do País Anfitrião ordenou a evacuação de toda a área. O Corpo de Bombeiros realizará uma verificação completa de segurança. Por favor, observe que as instalações agora estão sob a autoridade do País Anfitrião e não são mais consideradas uma Zona Azul", disse a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês).

O que aconteceu?

Um incêndio atingiu a COP30 por volta das 14h, no horário de Brasília. O fogo, inicialmente, causou a evacuação das pessoas que estavam no ambiente conhecido como Pavilhão dos Países, na entrada do evento, espaço onde acontecem negociações entre as nações. Convidados deixaram o evento pelas saídas oficiais do Parque da Cidade, nas zonas Azul e Verde.

Em coletiva de imprensa, o ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que é provável que o incêndio tenha começado "próximo ao estande da China".

Sabino disse também que o material dos estandes da COP30 são anti-chamas e que a situação já está contida. A finalização do evento, marcada para a sexta-feira, 21, segundo ele, não será adiada. A retomada das negociações de hoje ainda serão avaliadas, de acordo com o ministro.

Veja vídeos:

Acompanhe tudo sobre:IncêndiosCOP30

Mais de Brasil

Paes e Ceciliano trocam farpas em disputa ao governo do Rio

Moraes suspende parte das regras para operação de motoapps em São Paulo

Fim dos orelhões no Brasil? Número de aparelhos caiu 81% em 5 anos

Os 10 carros mais roubados em São Paulo