Brasil

Imprensa internacional dá destaque para condenação de Lula

O juiz Sergio Moro condenou o ex-presidente a 9 anos e seis meses de prisão por corrupção passiva

 (Leonardo Benassatto/Reuters)

(Leonardo Benassatto/Reuters)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 12 de julho de 2017 às 15h19.

Última atualização em 12 de julho de 2017 às 15h39.

São Paulo – A decisão do juiz Sergio Moro de condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 9 anos e seis meses de prisão por corrupção passiva repercutiu na imprensa internacional.

O jornal The New York Times deu destaque para as acusações que pesam contra o petista e disse que a condenação pode representar um “sério golpe aos planos do ex-presidente retornar ao cenário político”.

A sentença de Moro, segundo o jornal, representa “um revés impressionante para um político que exerceu por décadas uma enorme influência em toda a América Latina”.

O assunto também foi abordado pelo britânico The Guardian, que enfatizou que “a decisão marcou uma queda impressionante para Lula, o primeiro presidente da classe trabalhadora do Brasil, que deixou o cargo há seis anos com aprovação de 83%”.

A publicação deu destaque para o comentário do ex-presidente americano Barack Obama, que chegou a classificar o ex-presidente brasileiro como o político “mais popular da Terra”.

A BBC recordou o histórico do petista como presidente do Brasil e o seu interesse em disputar as eleições de 2018 pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

"A senadora Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT, criticou a decisão, dizendo que foi projetada para impedir que Lula se posicione. Ela afirmou que o partido vai protestar contra a decisão", diz a publicação.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaOperação Lava JatoSergio MoroThe New York Times

Mais de Brasil

SP ainda tem 36 mil casas sem energia neste domingo

Ponte que liga os estados de Tocantins e Maranhão desaba; veja vídeo

Como chegar em Gramado? Veja rotas alternativas após queda de avião

Vai viajar para São Paulo? Ao menos 18 praias estão impróprias para banho; veja lista