Uber Pet: passageiro deverá pagar taxa a mais para transportar animal de estimação (heatherwalker/Getty Images)
Jornalista freelancer
Publicado em 9 de novembro de 2024 às 09h00.
De acordo com a Abinpet, desde a pandemia, mais de 50% dos lares brasileiros possuem algum pet em casa. Com isso, naturalmente houve um aumento considerável de animais circulando em veículos, seja nas cidades ou nas estradas.
Seja para ir ao pet shop ou pegar uma rodovia, existem algumas regras para transportar animais no carro. A EXAME te conta o que diz a lei sobre o assunto e quais são as melhores práticas para garantir uma viagem tranquila e segura para você e seu pet.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que o transporte de animais deve ser feito de maneira que não comprometa a segurança de todos no veículo. É proibido transportar pets no colo do motorista ou em áreas que interfiram na condução do veículo, como entre o banco e a porta.
Além disso, o transporte de animais soltos na caçamba de veículos também é proibido.
Desrespeitar as regras de transporte de animais no carro pode gerar multa e perda de pontos na CNH. Veja o valor das infrações, de acordo com os artigos da CTB:
A melhor forma de transportar animais no carro com segurança é seguir as leis de trânsito e adquirir acessórios que são funcionais e vão garantir a proteção do seu pet. Veja no detalhe:
Além disso, em casos de viagens mais longas, é importante fazer pausas para que o animal possa se alimentar, hidratar e fazer suas necessidades.
Com base nas leis do Código Brasileiro de Trânsito e a segurança do seu pet, fique atento no que não é permitido fazer:
Não há segredos, basta respeitar a legislação e garantir o transporte do seu animal no carro com segurança para evitar acidentes.