Brasil

EXAME/IDEIA: 91% acreditam que Brasil vive um colapso de saúde

Ocupação de leitos de UTI superou 90% em pelo menos 17 estados brasileiros. O mês de março já é o mais letal da pandemia

Paciente covid-19 é transferido da Unidade de Pronto Atendimento de Santarém, Pará, para outro hospital do estado. (Tarso Sarraf/Getty Images)

Paciente covid-19 é transferido da Unidade de Pronto Atendimento de Santarém, Pará, para outro hospital do estado. (Tarso Sarraf/Getty Images)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 26 de março de 2021 às 07h31.

A taxa de ocupação de leitos de UTI está acima de 90% em 17 estados, segundo boletim do Observatório Covid-19, da Fiocruz, divulgado na terça-feira, 23. Neste mesmo dia, o Brasil teve o pior registro de mortes pela doença no período de 24 horas: 3.251. Diante deste panorama, 91% dos brasileiros acreditam que o Brasil vive um verdadeiro colapso de saúde.

Essa percepção de falência no sistema de saúde é maior entre os moradores do Norte (95%) e Nordeste (93%). Entre os evangélicos, parcela que mais apoia o governo do presidente Jair Bolsonaro, 86% têm a sensação de que o atendimento hospitalar entrou em colapso.

Os dados são da mais recente pesquisa EXAME/IDEIA, projeto que une Exame Invest Pro, braço de análise de investimentos da EXAME, e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. O levantamento ouviu 1.255 pessoas entre os dias 22 e 24 de março. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Clique aqui para ter acesso ao relatório completo.

Grande parte da desassistência aos pacientes infectados pelo coronavírus é atrelada ao trabalho do ex-ministro da Saúde, o general Eduardo Pazuello. Para 35%, a gestão da crise sanitária feita por ele foi ruim ou péssima. E para 36%, a troca no comando da pasta, pelo médico Marcelo Queiroga, não deve mudar a situação. Outros 27% acreditam que o cenário deve melhorar, e 11% acham que o novo ministro fará um trabalho pior.

(Arte/Exame)

A pesquisa ainda questionou a aprovação dos brasileiros sobre as medidas de toque de recolher e do fechamento de serviços não essenciais com o objetivo de diminuir a circulação de pessoas. Entre os entrevistados, 56% apoiam essas duas estratégias de contenção da covid-19. A aprovação é maior entre aqueles com ensino superior (66%), e pior na faixa etária de 25 e 34 anos (47%).

CPI da Covid-19

Está em debate no Congresso Nacional a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a gestão do Ministério da Saúde na crise sanitária da covid-19. A criação está mais adiantada no Senado, com a assinatura de 30 parlamentares em um requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Para 71% dos brasileiros questionados pela pesquisa EXAME/IDEIA, esta investigação deveria ser instaurada. Apesar disso, 56% não sabem como funciona e qual a finalidade de uma CPI.

(Arte/Exame)

“Há um apoio majoritário para instauração de uma CPI para apurar potenciais desvios e problemas na gestão pública da pandemia. Quanto maior a renda e escolaridade, maior o grau de suporte. Há um sentimento de que o poder público poderia ter feito mais na gestão da pandemia no Brasil”, avalia Maurício Moura, fundador do IDEIA.

Acompanhe tudo sobre:CongressoJair BolsonaroCPIExame HojeCoronavírusPandemiaFiocruz

Mais de Brasil

Em meio à disputa na Justiça, CNH sem autoescola já vale em 16 estados

Litoral Norte de SP terá alerta máximo para temporais na próxima semana

Bolsonaro não passará por novo procedimento nesta sexta, diz boletim médico

Onda de calor: Brasil registra altas temperaturas nos próximos dias