Brasil

Ex-sócio de Valério é acusado de sonegar IR

O advogado Rogério Lanza Tolentino foi denunciado à Justiça Federal em Minas Gerais por sonegar R$ 6,9 milhões

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2013 às 10h37.

Belo Horizonte - O advogado Rogério Lanza Tolentino, ex-sócio do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, foi denunciado à Justiça Federal em Minas Gerais por sonegar R$ 6,9 milhões em Imposto de Renda de Pessoa Física. Segundo o Ministério Público Federal,

Tolentino sonegou informações relativas a honorários e rendimentos que transitaram em contas espalhadas por cinco bancos entre 2002 e 2005.

O advogado foi condenado no processo do mensalão que tramita no Supremo Tribunal Federal a seis anos e dois meses de prisão. Ele também responde a processo na Justiça Federal no caso do chamado mensalão mineiro - denúncia de esquema de desvio de recursos de estatais e de fraudes financeiras para a reeleição do então governador de Minas e atual deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB).

Agora, o advogado é acusado de ter declarado valores bem menores do que os que realmente transitaram por suas contas. Segundo a denúncia, ao ser intimado pelo Fisco para explicar as movimentações, Tolentino alegou que os recursos eram provenientes de contratos de empréstimo com a SMPB, mas menos de um terço dos valores tiveram a origem comprovada.

Ainda de acordo com a Procuradoria da República, o acusado também prestou informações falsas ao afirmar que parte do dinheiro seria da distribuição de lucros de sua empresa, Lanza Tolentino & Associados.

A empresa, porém, disse que os recursos eram honorários pagos pelo Banco Rural e que o valor foi depositado em contas de Tolentino, mas as investigações mostraram que os recursos foram parar na conta de Marcos Valério.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Imposto de Renda 2020ImpostosLeãoMensalãoPolítica no BrasilSonegação fiscal

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP