Empréstimo-ponte garante obras iniciais em trecho da BR-040
Recursos serão aplicados nas obras previstas para os dois primeiros anos do contrato de concessão até que seja concluída a análise do empréstimo de longo prazo
Da Redação
Publicado em 1 de setembro de 2014 às 15h42.
Rio de Janeiro - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ( BNDES ) informou hoje (1º) que vai conceder empréstimo-ponte de R$ 965,75 milhões à Concessionária BR-040, do Grupo Invepar, no âmbito do Programa de Investimentos em Logística (PIL).
Segundo o BNDES, os recursos serão aplicados nas obras previstas para os dois primeiros anos do contrato de concessão até que seja concluída a análise do empréstimo de longo prazo. O dinheiro corresponde a 69% dos gastos iniciais previstos, que incluem melhorias no pavimento e na sinalização e segurança, além dos sistemas elétricos e de iluminação.
A Concessionária BR-040 venceu o leilão de concessão de um trecho de 937 quilômetros da BR-040, que liga Juiz de Fora, em Minas Gerais, a Brasília, passando por Belo Horizonte. Oito grupos disputaram o leilão, em dezembro. O grupo vencedor, Invepar, ofertou preço de pedágio 61,13% inferior ao teto fixado pelo governo.
De acordo com o BNDES, deverão ser gerados 5.920 empregos diretos e indiretos até a conclusão das obras no quinto ano de concessão. Na operação da rodovia, a Concessionária BR-040 S.A. empregará 800 trabalhadores.