Brasil

Eleições 2022: Ibaneis Rocha (MDB) é eleito governador do DF com 50,27% dos votos válidos

O estado do Distrito Federal teve 11 nomes disputando o cargo de governador nas eleições de 2022

O candidato do MBD venceu as eleições 2022 para governador no primeiro turno (Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília/Reprodução)

O candidato do MBD venceu as eleições 2022 para governador no primeiro turno (Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2022 às 20h15.

Última atualização em 2 de outubro de 2022 às 20h18.

O candidato Ibaneis Rocha (MBD) venceu a disputa a governador do estado do Distrito Federal nas eleições 2022, de acordo com dados de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com 99,69% das urnas apuradas, Ibaneis obteve 50,27% dos votos válidos e Leandro Grass recebeu 26,27%. Em terceiro ficou Paulo Octávio (PSD), com 7,47%, em um resultado que foi definido no voto a voto.

Clique aqui para ver o resultado das eleições 2022 no Brasil e em todos os estados

É a segunda vez que Ibaneis Rocha (MDB) vence as eleições para governador do Distrito Federal, porém, é a primeira vitória em primeiro turno. Em 2018, a decisão foi entre ele e Rodrigo Rollemberg (PSB), sendo o emedebista vencedor do confronto no segundo turno.

VEJA O RESULTADO COMPLETO DA VOTAÇÃO NO DISTRITO FEDERAL

Estado que abriga a capital do país, o pleito no Distrito Federal em 2022 teve 11 nomes disputando o cargo de governador:

  • Coronel Moreno (PTB)
  • Ibaneis Rocha (MDB)
  • Izalci (PSDB)
  • Keka Bagno (PSOL)
  • Leandro Grass (PV)
  • Leila do Vôlei (PDT)
  • Lucas Sales (DC)
  • Paulo Octávio (PSD)
  • Renan Arruda (PCO)
  • Robson da Silva (PSTU)
  • Teodoro da Cruz (PCB)

Quando é o segundo turno?

Para o cargo de governador, quando nenhum dos candidatos atinge 50% mais um dos votos válidos, a eleição vai para o segundo turno. Em 2022, a segunda etapa de votação é no dia 30 de outubro. Diferentemente de outros anos, para esta eleição, o fuso horário para a votação é um só em todo o país, o de Brasília, das 8h às 17h.

Não foi votar? Como justificar ausência do voto

Quem não pode justificar a ausência no dia do primeiro turno da eleição, tem o prazo de até 60 dias após cada turno para regularizar a situação eleitoral sem o pagamento da multa. Os canais para realizar o procedimento online são o e-Título e o Sistema Justifica. Nesse caso, além de preencher o requerimento, é necessário anexar documentos que comprovem o motivo alegado, pois a justificativa não é automática e poderá ser ou não concedida pelo juiz eleitoral.

Quem não votou no primeiro turno, pode votar no segundo?

O eleitor que não votou no primeiro turno das eleições de 2022 pode e deve votar no segundo turno. Segundo o TSE, cada turno é tratado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral. Isso significa que uma pessoa que não votou no primeiro turno não é proibida de ir às urnas no segundo, desde que seu título eleitoral esteja regular.

Quem é obrigado a votar e justificar a ausência

O voto é obrigatório para eleitoras e eleitores alfabetizadas, com idades entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo para maiores de 16 anos e menores de 18 anos; maiores de 70 anos; e analfabetos.

LEIA TAMBÉM

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:distrito-federalEleiçõesEleições 2022Política

Mais de Brasil

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Servidores do INSS entram em greve por tempo indeterminado

Jogo do Tigrinho deverá ter previsão de ganho ao apostador para ser autorizado; entenda as regras

Mais na Exame