Brasil

Deputados farão visita a Dirceu na Papuda

Comissão de Direitos Humanos aprovou requerimento para que parlamentares visite o presídio e verifique as condições em que os presos cumprem suas penas


	Ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu: requerimento inicial previa que os parlamentares checassem a situação do ex-deputado José Dirceu
 (Antonio Cruz/ABr)

Ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu: requerimento inicial previa que os parlamentares checassem a situação do ex-deputado José Dirceu (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de abril de 2014 às 21h06.

Brasília - A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira requerimento do deputado Nilmário Miranda (PT-MG) para que um grupo de parlamentares visite o Complexo Penitenciário da Papuda e verifique as condições em que os presos cumprem suas penas.

O requerimento inicial previa que os parlamentares checassem a situação do ex-deputado José Dirceu e se o petista tem regalias na prisão, mas o pedido só foi aprovado após a inclusão de um adendo que exige que a visita se estenda a todos os presos da penitenciária.

O requerimento foi apresentado após um pedido dos filhos de Dirceu, que relataram a Miranda a deterioração do estado de saúde do petista e seu "abatimento". Joana Saragoça e o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) disseram que todos os recursos jurídicos para que o condenado no processo do mensalão possa cumprir sua pena no regime semiaberto se esgotaram e que as notícias de supostas regalias no presídio estariam postergando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de autorizá-lo a trabalhar.

Ainda não foi definida quando será a visita, mas o grupo parlamentar será encabeçado por Miranda, que é ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e vice-presidente da comissão permanente da Câmara.

Durante a reunião da comissão, o petista sugeriu que o grupo fosse suprapartidário, com deputados de partidos que não compõem a base aliada do governo, e já convidou a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) para integrar o grupo.

O requerimento aprovado prevê que os deputados verifiquem as condições dos presos da Papuda, a regularidade dos processos e a execução das penas. Após a visita, um relatório sobre a visita a Dirceu deve ser encaminhado ao presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilCorrupçãoEscândalosFraudesMensalãoJosé Dirceu

Mais de Brasil

Flávio já tem meu apoio para 2026 e está aberto ao diálogo, diz Tarcísio

Ex-sócio da Boate Kiss poderá cumprir pena em regime aberto

'Se tiver filho meu metido nisso, será investigado', diz Lula sobre fraudes do INSS

Congresso adia votação do Orçamento de 2026 para sexta-feira