Brasil

Defesa de Temer pede suspeição de Janot ao plenário do STF

O advogado Antônio Mariz reafirma que, nos casos envolvendo o presidente, Janot extrapola os "limites constitucionais e legais inerentes ao cargo que ocupa"

Rodrigo Janot: na quarta -feira, Fachin negou o pedido de suspeição (Adriano Machado/Reuters)

Rodrigo Janot: na quarta -feira, Fachin negou o pedido de suspeição (Adriano Machado/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 1 de setembro de 2017 às 21h01.

A defesa do presidente Michel Temer recorreu hoje (1º) ao plenário do Supremo Tribunal Federal contra a decisão do ministro Edson Fachin que rejeitou pedido de suspeição do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para atuar em investigação relacionada ao presidente que está em tramitação na Corte.

Em recurso apresentado nesta sexta-feira, o advogado Antônio Mariz, representante de Temer, reafirma que, nos casos envolvendo o presidente, Janot extrapola os "limites constitucionais e legais inerentes ao cargo que ocupa".

"No afã de envolver o senhor presidente da República em fatos incertos e não determinados, uma série de 'certezas' foram lançadas pelo Chefe do parquet [Ministério Público] que dificultaram sobremaneira uma análise isenta e desprovida de influências que só agora têm vindo à tona, sendo certo que toda a contextualização ora sintetizada, mas amplamente esmiuçada na exordial, evidencia a clara suspeição do Dr. Rodrigo Janot para a condução, no âmbito do Ministério Público Federal, de casos envolvendo o ora agravante [Temer]", sustenta a defesa.

Na quarta-feira (30), ao negar pedido de suspeição de Janot, o ministro Edson Fachin entendeu que entendeu que não houve indícios de parcialidade do procurador durante as investigações.

Acompanhe tudo sobre:Delação premiadaEdson FachinGoverno TemerJBSMichel TemerRodrigo JanotSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

PGR vai ao STF para se manifestar contra ação do PT que questiona privatização da Sabesp

Geadas podem atingir RJ, SP e MG, e Inmet alerta para baixa umidade em 13 estados; veja previsão

Tremores de terra em SP: moradores da capital sentem efeitos de terremoto no Chile

FGTS pode ser descontado do salário?

Mais na Exame