Repórter
Publicado em 1 de fevereiro de 2026 às 13h27.
Última atualização em 1 de fevereiro de 2026 às 13h46.
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta severo de temporal para a tarde deste domingo, 1º de fevereiro. Segundo o comunicado, a chuva forte está se espalhando para várias regiões da capital paulista, principalmente no Centro e na zona Sul.
O órgão também recomendou atenção com ventania e queda de raios e granizo.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE), áreas de instabilidade formadas pelo ar quente e úmido estão provocando chuva com intensidade moderada a forte. Os municípios mais atingidos são: São Paulo, Cajamar, Santana de Parnaíba, Ibiúna, São Lourenço da Serra e Juquitiba, na Grande São Paulo.
Hoje a máxima chega aos 29°C, e os menores índices de umidade se aproximam dos 45%, segundo a equipe de meteorologia do CGE.
A chuva já provocou queda de energia em vários pontos do estado de São Paulo, segundo o Mapa da Energia da Enel. A Capital, a mais afetada, registrou 5.197 imóveis sem luz. Em seguida, aparece Cajamar, com 1.536 casas impactadas, e Cotia, com 449.
Há potencial para alagamentos e rajadas de vento que podem superar os 50 Km/h. O tempo fica instável durante toda a tarde, segundo o CGE.
Na segunda-feira, 2 de fevereiro, a previsão indica variação de nebulosidade com períodos de sol durante a manhã na capital paulista. Ao longo da tarde, a combinação entre calor e umidade favorece a formação de pancadas de chuva, inicialmente isoladas, com tendência de se espalhar por diferentes regiões, informou o CGE.
As precipitações podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e risco de alagamentos em áreas vulneráveis. A temperatura deve variar entre 20°C, nas primeiras horas do dia, e 27°C, no pico da tarde.
Na terça-feira, 3, o padrão atmosférico se mantém. O sol aparece entre nuvens pela manhã, mas a instabilidade aumenta ao longo do dia. Há previsão de chuva entre o meio da tarde e o início da noite, com possibilidade de descargas elétricas, ventos fortes e novos pontos de alagamento. Os termômetros devem oscilar entre 20°C e 28°C.