Brasil

Datena entra no ar e anuncia que desistiu da disputa eleitoral

Apresentador era cotado para formar chapa com o ex-ministro e pré-candidato ao governo paulista, Tarcísio de Freitas, e disputar o Senado

Datena: apresentador continua no comando do Brasil Urgente. (Facebook/Reprodução)

Datena: apresentador continua no comando do Brasil Urgente. (Facebook/Reprodução)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 30 de junho de 2022 às 16h35.

Última atualização em 30 de junho de 2022 às 17h25.

O apresentador José Luiz Datena (PSC) anunciou, nesta quinta-feira, 30, que desistiu de disputar algum cargo nas eleições de 2022. A lei eleitoral exige que pré-candidatos se afastem da TV a partir de 30 de junho, e ele entrou no ar em seu programa na TV Bandeirantes, o Brasil Urgente.

"Eu queria deixar a minha palavra de carinho para com o presidente, que hoje de manhã deu uma declaração que tinha me escolhido como candidato ao Senado pelo estado de São Paulo. Foi isso mesmo que foi acordado, mas eu pensei bem e resolvi seguir meu caminho", disse.

O apresentador ainda justificou a decisão: "Eu estarei sempre com meu público e desejo felicidades nesta campanha aos meus quase correligionários. Ignoro, claro, certos grupos radicais que me hostilizaram e que pesaram muito nessa decisão. Sigo com a minha bandeira sempre na defesa da democracia e da constituição", disse ele assim que entrou no ar.

Datena era cotado para entrar na disputa pelo Senado na chapa que traz o ex-ministro do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), como pré-candidato ao governo de São Paulo.

Na pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA, divulgada no dia 8 de junho, mostra como está a mente dos eleitores do estado de São Paulo quando se fala em Senado. De acordo com os dados, em uma eventual disputa para a vaga de senador por São Paulo, Datena está em primeiro lugar, com 19% das intenções de voto. Logo depois vem Márcio França (PSB), com 14%. O cenário é do tipo estimulado, em que os nomes são apresentados previamente.

Quando é espontâneo, em que os eleitores precisam dizer o primeiro nome que lhes vêm à mente, nenhum pré-candidato chega a dois dígitos. Datena está com 6%, Paulo Skaf (Republicanos) tem 3%, e França aparece com 2%.

Para a pesquisa, foram ouvidas 1.200 pessoas do estado de São Paulo entre os dias 3 e 8 de junho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SP-08096/2022. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. Leia o relatório completo.

(Arte/Exame)

O movimento de Datena abre caminho para que França desista de concorrer ao Palácio dos Bandeirantes e entre na chapa de Fernando Haddad (PT), como candidato ao Senado. Dirigentes do PSB e do PT esperam que ele anuncie a decisão ainda nesta semana, até a próxima sexta-feira, dia 1º de julho.

VEJA TAMBÉM

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesJosé Luiz DatenaPolítica

Mais de Brasil

Lula demite Nísia; Padilha assumirá Ministério da Saúde

Defesa Civil emite alerta severo de chuvas para São Paulo na tarde desta terça

Tarcísio diz que denúncia da PGR contra Bolsonaro 'não faz sentido nenhum' e critica 'revanchismo'

Pé-de-Meia: como funciona o programa e como sacar o primeiro pagamento