Brasil

Datafolha: 30% votam para evitar que outro candidato chegue à Presidência

Levantamento também aponta que 72% dos eleitores já estão totalmente decididos sobre o voto para presidente

Voto:  (RafaPress/Getty Images)

Voto: (RafaPress/Getty Images)

Soraia Alves
Soraia Alves

Repórter de Marketing

Publicado em 22 de agosto de 2026 às 17h52.

Priorizar nos meus resultados Google

Três em cada dez eleitores brasileiros afirmam que seu voto para presidente tem como principal objetivo impedir que outro candidato seja eleito. É o que mostra a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada na sexta-feira, 21.

Segundo o levantamento, 30% dos entrevistados dizem votar com essa intenção, enquanto 61% afirmam escolher seu candidato por considerá-lo o mais preparado para ocupar o cargo.

Entre os eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 23% dizem votar pela reeleição do atual presidente com o objetivo de evitar a vitória de outro candidato. A maior parte, 68%, afirma que a escolha ocorre porque considera Lula o nome mais preparado. Outros 8% deram respostas diferentes e 1% não soube responder.

No grupo de apoiadores de Flávio Bolsonaro (PL), 35% dizem votar no atual senador para derrotar outro candidato, enquanto 56% afirmam considerá-lo o mais preparado para o cargo. Outros 7% deram respostas diferentes e 2% não souberam responder.

Voto negativo

O chamado voto negativo também aparece entre os eleitores de candidatos que tentam ocupar espaço fora da polarização principal. Segundo o Datafolha, entre os que declararam voto em Romeu Zema (Novo), 37% afirmam que a intenção é evitar a eleição de outro concorrente. Entre os eleitores de Ronaldo Caiado (PSD), o número é de 31%.

Entre os eleitores de Renan Santos (Missão), 24% dizem ter como objetivo impedir a vitória de outro nome, com margem de erro de 12 pontos.

O levantamento ouviu 2.058 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 18 e 20 de agosto, em 128 municípios. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04496/2026.

Maioria já decidiu voto

Apesar do espaço para estratégias baseadas na rejeição ao adversário, a pesquisa indica que a maior parte dos eleitores já considera sua escolha definida. 72% afirmam estar totalmente decididos sobre o voto, enquanto 27% dizem que ainda podem mudar de candidato. Outros 1% não souberam responder.

Entre os eleitores de Lula, o grau de decisão é maior: 82% dizem estar totalmente decididos. No eleitorado de Flávio Bolsonaro, o índice chega a 78%.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2026Pesquisas eleitorais

Mais de Brasil

Renan Santos supera Marçal em menções nas redes, mas avanço vem com desgaste, diz estudo

Acordo sul-americano abre céu do Brasil para aéreas estrangeiras e mira mais voos

Tarcísio diz apoiar Flávio, mas mira votos de eleitores de Lula

Dia D da vacinação acontece neste sábado; veja quem pode se vacinar