Brasil

Convênio acelera reconstrução do Museu da Língua Portuguesa

O acordo, estabelecido ontem (21) com a organização social ID Brasil e a Fundação Roberto Marinho, tem como objetivo acelerar as obras


	Incêndio: a secretaria informou que articula também outros parceiros e patrocinadores interessados em apoiar a recuperação do museu
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Incêndio: a secretaria informou que articula também outros parceiros e patrocinadores interessados em apoiar a recuperação do museu (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2016 às 10h36.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou convênio para restaurar a Estação da Luz e reconstruir o Museu da Língua Portuguesa.

O acordo, estabelecido ontem (21) com a organização social ID Brasil e a Fundação Roberto Marinho, tem como objetivo acelerar as obras.

De acordo com a Secretaria Estadual de Cultura, o seguro do imóvel deverá pagar indenização no valor de R$ 45 milhões.

A secretaria informou que articula também outros parceiros e patrocinadores interessados em apoiar a recuperação do museu.

Pelo convênio, a Fundação Roberto Marinho será responsável pela execução das obras de reconstrução, restauro e reinstalação do museu. A ID Brasil vai gerenciar o patrimônio histórico.

A proposta é tomar como base o projeto arquitetônico que orientou o restauro pelo qual o prédio passou em 2006, com os ajustes necessários.

Primeiras obras

Entre as obras de restauro, as primeiras medidas tiveram como foco liberar as quatro plataformas da Estação da Luz da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

As paredes do terceiro pavimento foram escoradas para dar estabilidade, diante da trepidação dos trens.

As lajes foram limpas e os entulhos, retirados, para facilitar as avaliações técnicas necessárias antes do restauro.

Segundo a secretaria, nos próximos dias, será entregue um laudo mais aprofundado indicando quais os impactos do incêndio à estrutura do edifício.

Também foi apresentado o projeto de proteção das lajes para cobertura temporária do imóvel durante os trabalhos, protegendo-o de infiltrações de água de chuva.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilIncêndiosMuseusGovernadoresGeraldo Alckmin

Mais de Brasil

Datafolha: 7 entre 10 brasileiros apoia acabar com a escala 6x1

Suspeitos são presos com 95 cartões perto de show de Luan Santana em SP

Jato sai da pista e colide contra barranco ao pousar em aeroporto de Jundiaí

Litoral de São Paulo tem 22 ocorrências de afogamento em um único dia