Brasil

Conselheiro amigo; vacina contra Dengue….

Conselheiro amigo sai O conselheiro José Saraiva, membro do Conselho de Ética da Presidência da República, pediu afastamento do julgamento do caso que envolve o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima. Saraiva se declarou impedido de participar devido à “suspeição por fatos supervenientes”. Além de amigo de Geddel — que o indicou para […]

GUGA:  ex-tenista vai ter que pagar 7 milhões à Receita  / Buda Mendes/ Getty Images

GUGA: ex-tenista vai ter que pagar 7 milhões à Receita / Buda Mendes/ Getty Images

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2016 às 06h06.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h14.

Conselheiro amigo sai

O conselheiro José Saraiva, membro do Conselho de Ética da Presidência da República, pediu afastamento do julgamento do caso que envolve o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima. Saraiva se declarou impedido de participar devido à “suspeição por fatos supervenientes”. Além de amigo de Geddel — que o indicou para o cargo —, Saraiva é advogado da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia, conforme revelou o jornal Folha de S.Paulo. O ministro se tornou centro de uma polêmica após o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero ter pedido exoneração do cargo alegando sofrer pressões para liberar um empreendimento vetado pelo Instituto Nacional de Patrimônio Artístico e Cultural onde Geddel comprou um apartamento.

BNDES devolverá 100 bi

O Tribunal de Contas da União autorizou o BNDES a devolver 100 bilhões de reais ao Tesouro pelos empréstimos realizados ao longo dos últimos anos. A devolução faz parte do pacote anunciado no começo do governo Temer para melhorar as contas públicas. O dinheiro, porém, não poderá ser utilizado para repasses aos estados, sendo destinado exclusivamente para pagamento da dívida pública. O ministro Vital do Rêgo, no entanto, ressaltou que a operação feita pelo banco foi ruim, já que o governo captou recursos no mercado para repassar ao banco usando como taxa de juros a Selic, enquanto o BNDES repassa esse dinheiro a juros baixos.

Guga perde processo

O ex-tenista Gustavo Kuerten perdeu o recurso que havia impetrado no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais no processo que é cobrado a pagar 7 milhões de reais em impostos e multa. De acordo com a Receita, Guga teria utilizado uma empresa para receber seus rendimentos e patrocínios entre 1999 e 2002, enquanto esses valores se destinariam à sua pessoa física. A prática é comum entre atletas. O ex-tenista classificou a decisão como “lamentável” e disse que usou a empresa porque seria impossível organizar todos os compromissos e contratos como pessoa física. Ele também afirmou, por meio de nota, que, se a intenção fosse pagar menos imposto, poderia ter fixado residência no exterior, já que passava mais tempo fora do Brasil. Não o fez porque queria “trazer esse dinheiro para o Brasil”.

MP pede prisão de Neymar

O Ministério Público da Espanha pediu dois anos de prisão para Neymar, além do pagamento de uma multa de 10 milhões de euros (cerca de 36 milhões de reais). O atleta e seus pais, Neymar e Nadine Gonçalves da Silva, são acusados de fraudar os contratos que levaram o atleta do Santos para o Barcelona em 2013. O clube catalão declarou, inicialmente, ter pago 59,1 milhões de euros por Neymar, mas o valor foi questionado tanto internamente quanto pela DIS, empresa que era dona de parte dos direitos federativos do esportista. Mais tarde, o Barcelona declarou que o preço havia sido de 86,2 milhões de euros. Além de fraude, a família Neymar é acusada de corrupção.

_

IPCA-15 acelera

O IPCA-15, prévia da inflação oficial, subiu 0,26% em novembro, após alta de 0,19% em outubro. Segundo o IBGE, foi o menor percentual para mês de novembro desde 2007. No ano, o IPCA-15 acumula alta de 6,38%. No mesmo período de 2015, a prévia registrava valorização de 9,42%. A maior pressão sobre o indicador em novembro veio do grupo de saúde e cuidados pessoais, que subiu 0,68%. Na ponta contrária, o grupo de alimentação e bebidas recuou 0,06% e vestuário teve queda de 0,03%.

Os novos nomes de Trump

O presidente americano eleito, Donald Trump, divulgou novos nomes de sua futura equipe de governo. Para embaixadora da ONU, a escolhida é uma ex-crítica de Trump, a governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley. Haley apoiou o senador Marco Rubio nas primárias do Partido Republicano e chegou a criticar Trump pelo fato de o magnata não repudiar duramente grupos racistas, como a Ku Klux Klan. “Isso não é parte de nosso partido”, disse em janeiro. Com ascendência indiana, ela foi ofendida nas redes sociais por apoiadores de Trump.

Diversidade?

Nas escolhas desta segunda-feira, Trump tenta fugir das críticas de que seu gabinete seria composto puramente por homens brancos. Além de Nikki Haley, o magnata nomeou outra mulher, Betsy DeVos, que será a nova secretária da Educação. Como Trump, DeVos é uma outsider da política, conhecida por ser filantropista da educação e grande doadora do Partido Republicano. Outro escolhido do dia foi Ben Carson, neurocirurgião negro a quem o presidente eleito ofereceu a Secretaria de Moradia e Desenvolvimento Urbano — ainda não foi confirmado se ele aceitou o cargo. Nas primárias republicanas, Carson chegou a começar uma campanha independente para se candidatar à Presidência.

Censura no Facebook chinês?

Tentando voltar à China após sete anos de proibição, o Facebook poderá começar a bloquear conteúdos não desejáveis pelo governo chinês. Segundo o jornal The New York Times, a rede social desenvolveu uma ferramenta capaz de bloquear posts proibidos em lugares específicos. A empresa não confirma a informação e disse, por meio de um porta-voz, que ainda não tomou “qualquer decisão” sobre a “abordagem à China”, mas que está, de fato, “gastando tempo entendendo e aprendendo mais sobre o país”. Em março, o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, reuniu-se com o chefe de propaganda da China, Liu Yunshan.

Microsoft e LinkedIn: aprovação

A empresa de tecnologia Microsoft está próxima de obter a aprovação das autoridades reguladoras da União Europeia para concluir a compra da rede social corporativa LinkedIn. A preocupação da Justiça é que a junção das empresas diminua a competição, mas, segundo fontes próximas à negociação, os reguladores se convenceram depois de a Microsoft garantir, na semana passada, que continuará permitindo que rivais do LinkedIn utilizem normalmente seus produtos — como o software de e-mails Outlook. A empresa fundada por Bill Gates comprou o LinkedIn por 26 bilhões de dólares, mas ainda precisa da aprovação das autoridades reguladoras para concluir a fusão.

Vacina contra a dengue

A farmacêutica francesa Sanofi Pasteur apresentou na Guatemala o que afirma ser a primeira vacina preventiva contra a dengue no mundo. A vacina é indicada para pessoas de 9 a 45 anos em zonas de risco, como forma de prevenir a doença causada pelo mosquito Aedes aegypti. A comercialização no setor privado deve começar nas próximas semanas. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, de 2005 a 2016 a dengue provocou 132 mortes entre os 114.348 casos registrados na Guatemala.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Unimos uma frente ampla contra uma ameaça maior, diz Nunes ao oficializar candidatura em SP

Após ser preterido por Bolsonaro, Salles se filia ao partido Novo de olho em 2026

Governo Lula é aprovado por 35% e reprovado por 33%, aponta pesquisa Datafolha

Vendavais podem atingir grande parte do Nordeste e Sul; veja previsão

Mais na Exame