Brasil

Congresso promulga PEC que recria a DRU

A proposta permite a desvinculação de 30% das receitas da União até 2023 e também prevê a criação de uma espécie de DRU para Estados e municípios.


	Plenário do Congresso Nacional: o projeto foi uma prioridade do ajuste fiscal do governo Dilma, que não conseguiu aprová-lo com pouco controle sobre a base no Congresso.
 (Pedro França/Agência Senado)

Plenário do Congresso Nacional: o projeto foi uma prioridade do ajuste fiscal do governo Dilma, que não conseguiu aprová-lo com pouco controle sobre a base no Congresso. (Pedro França/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2016 às 23h06.

Brasília - Em sessão às 22h e com poucos presentes, o Congresso Nacional promulgou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que recria a Desvinculação de Receitas da União (DRU).

A proposta permite a desvinculação de 30% das receitas da União até 2023 e também prevê a criação de uma espécie de DRU para Estados e municípios - chamadas de DRE e DRM, respectivamente - nos mesmos termos, mas prevendo explicitamente que o remanejamento não pode afetar recursos destinados a saúde e educação.

A última autorização para a DRU venceu em 31 de dezembro de 2015. O projeto foi uma prioridade do ajuste fiscal do governo Dilma Rousseff, que não conseguiu aprová-lo com pouco controle sobre a base no Congresso. Já no governo interino de Michel Temer, a base acelerou a tramitação da matéria, que também é considerada prioritária para a equipe econômica. (Isabela Bonfim)

Acompanhe tudo sobre:Déficit públicoCongresso

Mais de Brasil

MP de São Paulo afirma que vai apurar superlotação em bloco de carnaval na Consolação

Anvisa alerta para risco de pancreatite por uso de canetas emagrecedoras sem prescrição médica

Motta diz que iniciará tramitação de PEC que acaba com a escala 6x1

É inadmissível qualquer vazamento por mineração em Minas, diz Zema