Brasil

Comissão aprova convite para Petrobras esclarecer denúncia

Maria das Graças Foster prestará esclarecimentos sobre contratos firmados com a empresa holandesa SBM Offshore


	Instalações da Petrobras: empresa de plataformas SBM é investigada por suposto pagamentos de suborno para obter contratos em países em que mantém negócios
 (GettyImages)

Instalações da Petrobras: empresa de plataformas SBM é investigada por suposto pagamentos de suborno para obter contratos em países em que mantém negócios (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2014 às 12h29.

Brasília - A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira requerimento para que a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, preste esclarecimentos sobre contratos firmados com a empresa holandesa SBM Offshore.

O convite para que Graça Foster, como prefere ser chamada, compareça à comissão é para esclarecer denúncias de um suposto pagamento de propina a funcionários da Petrobras, segundo o autor do requerimento, deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), informou o site da Agência Câmara de Notícias.

A presidente da Petrobras já havia afirmado, em entrevista a jornalistas, que a estatal abriu auditoria interna em fevereiro para apurar se há alguma relação da empresa com denúncias de propina envolvendo a holandesa SBM Offshore.

A empresa de plataformas SBM é investigada por suposto pagamentos de suborno para obter contratos em países em que mantém negócios.

Na noite de terça-feira, a Câmara aprovou a criação de uma comissão externa para acompanhar apurações na Holanda sobre suposto pagamento de propina.

O pedido de criação da comissão, também feito pela oposição, foi aprovado por 267 votos a 28, resultado que reflete o clima de instabilidade política que tomou a Câmara nos últimos dias, envolvendo partidos aliados e que tem como protagonista o PMDB.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCapitalização da PetrobrasCombustíveisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasExecutivos brasileirosGraça FosterIndústria do petróleoMulheres executivasPetrobrasPetróleoPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Artefatos indígenas retidos na França retornam ao Brasil

Convenções começam neste sábado com oficialização de candidaturas de Boulos, Paes e Fuad

Convenção para oficializar chapa Boulos-Marta em SP terá Lula e 7 ministros do governo

Convenção do PRTB e disputas judiciais podem barrar Pablo Marçal na disputa em SP; entenda

Mais na Exame