Brasil

Começam hoje inscrições do ProUni do 2º semestre

O programa vai disponibilizar 116.004 bolsas, em 856 instituições de ensino superior


	Entrada na universidade: o ProUni oferece bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior
 (Wikimedia Commons)

Entrada na universidade: o ProUni oferece bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2015 às 14h21.

Brasília - Começam nesta terça-feira, 16, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre. Elas serão feitas exclusivamente pela internet e seguem apenas até as 23h59 da quinta-feira, 18.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 22.

O programa vai disponibilizar 116.004 bolsas, em 856 instituições de ensino superior.

O número é maior do que o do ano passado, quando foram 115.101. Do total ofertado, 68.971 são integrais e 47.033, parciais (50%).

O ProUni oferece bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior que tenham cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

São Paulo é o Estado com o maior número de bolsas, com 30.519 - 18.470 integrais -, seguido de Minas, 14.335, e Rio Grande do Sul, 8.088.

O programa foi criado em 2004 e atende os concluintes do ensino médio tanto da rede pública quanto da rede particular - como bolsistas integrais, desde que tenham renda familiar per capita máxima de até três salários mínimos.

Regras

Para se inscrever na segunda edição de 2014 do ProUni, o candidato deverá ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas objetivas.

Além disso, não poderá ter zerado a redação. No momento da inscrição, deve-se informar o número de inscrição e senha usados no Enem.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Acompanhe tudo sobre:Ensino superiorFaculdades e universidadesEducaçãoMEC – Ministério da EducaçãoProuni

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos