Prazo para pedir isenção da taxa do Enem 2020 termina amanhã
Provas do Exame Nacional do Ensino Médio seguem definidas para 1º e 8 de novembro deste ano
Clara Cerioni
Publicado em 16 de abril de 2020 às 14h08.
Última atualização em 16 de abril de 2020 às 18h58.
Apesar do avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil, o Ministério da Educação manteve inalteradas as datas para a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2020. Nesta sexta-feira, 17, encerram-se os prazos para pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição e da justificativa de ausência em outras edições.
Na edição do ano passado,cerca de 3 milhões de pessoas solicitaram a isenção da taxa, que custava 85 reais. Para este ano, o valor ainda não foi divulgado. Têm direito a essa modalidade de inscrição alunos de escolas públicas ou estudantes cuja família está inscrita no CadÚnico para receber Bolsa Família.
Para solicitar a isenção, é preciso entrarna Página do Participante do Enem. Não há exceções, a única maneira de entrar na fila de requerimento é o formulário digital, que pode ser acessado de computadores, celulares outablets. Quem filtra os participantes é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), um órgão do Ministério da Educação (MEC).