Brasil

Eleições 2026: Paes tem 41% dos votos, contra 19% de Ruas para o governo do Rio, diz Datafolha

Esta é a primeira pesquisa do Datafolha sobre a eleição para o governo do Rio de Janeiro

O ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes, lidera a pesquisa Datafolha para o Palácio Guanabara (Getty Images)

O ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes, lidera a pesquisa Datafolha para o Palácio Guanabara (Getty Images)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter

Publicado em 21 de agosto de 2026 às 19h16.

Última atualização em 22 de agosto de 2026 às 09h43.

Priorizar nos meus resultados Google

O ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD) aparece na liderança das intenções de voto para o governo estadual, de acordo com pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta sexta-feira, 21.

Paes registra 41 % das intenções de votos. Em segundo lugar aparece o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Douglas Ruas (PL), com 19%. O ex-governador Anthony Garotinho (Republicanos) está em terceiro com 9%.

Indecisos foram 4%, enquanto 16% dos entrevistados afirmaram que pretendem anular o voto ou deixá-lo em branco.

Esta é a primeira pesquisa do Datafolha sobre a eleição para o governo do Rio de Janeiro.

Outro pelotão

Em um terceiro patamar estão todos os demais candidatos empatados no limite da margem de erro. O coronel aposentado da PM João Jacques Busnello (Missão), o sindicalista Cyro Garcia (PSTU), o vereador Willian Siri (PSOL), o empresário André Marinho (Novo) e Juliete Pantoja (UP) aprecem com 2% cada um. Luan Monteiro (PCO) tem 1%.

A situação de Garotinho

A candidatura de Garotinho foi impugnada pela Procuradoria Regional Eleitoral em razão de uma condenação por improbidade administrativa em que o ex-governador perdeu os direitos políticos por oito anos.

A sentença transitou em julgado neste mês, mas a sua defesa afirmou que a pena foi cumprida a partir de 2018, quando a decisão do Tribunal de Justiça foi proferida. O caso ainda será analisado pelo (Tribunal Regional Eleitoral.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2026Rio de JaneiroEduardo PaesPesquisas eleitorais

Mais de Brasil

Pesquisa Vox Brasil: Flávio Bolsonaro tem 48,2% e Lula, 45,2%, no 2º turno

Vox Brasil: Flávio Bolsonaro ultrapassa Lula e marca 41,2% contra 40,4% no 1º turno

Eu só quero um mandato e vou acabar com a reeleição, diz Flávio Bolsonaro

'Meu compromisso será sempre com o agro', diz Flávio Bolsonaro em live