Brasil

Cidade de São Paulo só terá feriado na abertura da Copa

Nesta terça-feira, a Câmara Municipal também aprovou a venda de bebidas alcoólicas na Arena Corinthians durantes os jogos do Mundial

Vista da Arena Corinthians, o Itaquerão, durante seu jogo de abertura: estádio vai ser palco da abertura da Copa do Mundo  (REUTERS/Paulo Whitaker)

Vista da Arena Corinthians, o Itaquerão, durante seu jogo de abertura: estádio vai ser palco da abertura da Copa do Mundo (REUTERS/Paulo Whitaker)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2014 às 09h09.

São Paulo - São Paulo – A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, nesta terça-feira, o projeto de lei do prefeito Fernando Haddad (PT) que estabelece feriado em 12 de junho, dia da abertura da Copa do Mundo 2014.

Na data, a cidade receberá o jogo inicial entre Brasil e Croácia, que será realizado na Arena Corinthians, o Itaquerão.

Segundo a Lei Geral da Copa, “estados, o Distrito Federal e os municípios que sediarão o evento poderão declarar feriado ou ponto facultativo nos dias de jogos em seu território”.

A justificativa da prefeitura é a de que o feriado é “fundamental garantir a redução expressiva do trânsito, impedindo eventual colapso do sistema viário, descongestionando, o transporte público rodoviário e a rede metroferroviária”.

Antes da sanção do prefeito, o projeto ainda passará por segunda votação na Casa para tratar de uma emenda ao texto original que prevê apenas ponto facultativo para os dias das outras partidas.

A cidade de São Paulo sediará ao todo seis jogos, mas dois deles já são em dias de feriado: 19 de junho e 9 de julho (Corpus Christi e Revolução Constitucionalista, respectivamente).

Embora as outras partidas caiam em dias da semana - dias 23 de junho, 26 de junho e 1º de julho -, a prefeitura já afirmou em nota oficial que vai solicitar o feriado somente para o dia 12. A única possibilidade para que haja feriado em São Paulo nas outras datas é se houver um posicionamento do Governo do Estado neste sentido, o que não aconteceu até agora.

Vale para todos

Diferente do ponto facultativo – que já foi estabelecido por algumas cidades-sede -, o feriado vale para todos, sejam trabalhadores da iniciativa pública ou privada.

Quando determinado por lei, quem trabalhar no feriado deverá ser recompensado. O mesmo não acontece nos dias de ponto facultativo, quando as empresas podem funcionar normalmente sem que seja necessário pagamento extra para o funcionário.

Entre as cidades-sede, o Rio de Janeiro  também já decidiu pelo feriado durante a Copa.

Bebidas no estádio

Em alinhamento com a permissão federal para o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios durante os jogos do Mundial, também foi aprovado o pedido da prefeitura para que fosse suspensa a lei que proíbe a entrada das mesmas nos estádios da cidade.

A nova resolução valerá apenas para os seis jogos da Copa que acontecerão na Arena Corinthians.

*Atualizado às 9h de 14//05

Acompanhe tudo sobre:bebidas-alcoolicasCâmaras municipaiscidades-brasileirasCopa do MundoEsportesEstádiosFeriadosFernando HaddadFutebolItaquerãoMetrópoles globaisPolítica no BrasilPolíticos brasileirosPrefeitossao-paulo

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso