São Paulo - Foi preciso esperar 187 dias desde que o sorteio definiu a Croácia como primeiro adversário do Brasil na Copa do Mundo , mas a ansiedade chegará ao fim quando a bola finalmente rolar, às 17h00 desta quinta-feira, no Itaquerão , em São Paulo.
O palco do pontapé inicial deste Mundial também é o estádio que deu mais dor de cabeça à Fifa, por ter sido o mais atrasado entre os 12 que receberão partidas na Copa.
A Arena Corinthians não pôde ser testada com plena capacidade, mas mesmo assim deve receber 61.600 torcedores, que assistirão antes do jogo à cerimônia de abertura, uma exaltação à natureza, às pessoas e ao futebol do país.
O Brasil tentará dar o primeiro passo rumo ao hexacampeonato com sua força máxima, poupado de lesões que tiraram vários craques estrangeiros dessa Copa (Falcao García, Ribéry, Reus).
O técnico Luiz Felipe Scolari deve se manter fiel à equipe titular que superou a Espanha por 3 a 0 na Copa das Confederações.
O único que parece ter sua vaga ameaçada é Oscar, que viu crescer cada vez mais a sombra de dois companheiros de clube do Chelsea, Willian e Ramires.
"Trio de ouro" croata
Já a Croácia terá um desfalque de peso, o atacante Mario Mandzukic, vice-artilheiro da Bundesliga com 18 gols marcados com o Bayern de Munique, que cumprirá suspensão por ter sido expulso durante a repescagem contra a Islândia.
Mesmo assim, a equipe balcânica promete ser osso duro de roer, com o "trio de ouro" do meio de campo formado por Luka Modric, Ivan Rakitic e Mateo Kovacic.
As duas equipes já se enfrentaram o mesmo da estreia do Mundial de 2006, na Alemanha. Na ocasião, a Croácia perdeu por 1 a 0 e só cedeu um belo chute de fora da área de Kaká, que desta vez ficou fora da convocação de Felipão. Há oito anos, o treinador era Carlos Alberto Parreira, hoje coordenador técnico da seleção, enquanto Fred e Júlio César eram reservas.
- 1. Brasil na telinha
1 /20(REUTERS/Jorge Silva)
São Paulo - Você não quer perder um jogo de futebol, um seriado ou um noticiário? Então confira estes 18 smartphones com receptor de TV embutido. Com eles, vai dar para acompanhar a programação da TV em qualquer lugar.
- 2. Xperia Z2
2 /20(Sony/Youtube)
A boa performance do Xperia Z2 foi elogiada por sites especializados. Com tela Full HD de 5,2 polegadas, suporte para TV digital e câmera de 20,7 megapixels, o smartphone da Sony com sistema operacional Android 4.4 está à venda por 2.499 reais e consegue gravar vídeos até debaixo d'água.
- 3. Moto E DTV
3 /20(Divulgação/Motorola)
Por cerca de 600 reais, o Moto E DTV oferece suporte para dois chips e TV digital. A tela sensível ao toque de 4,3 polegadas do gadget da Motorola que traz o Android 4.4 (última versão do sistema operacional do Google) foi elogiada pela crítica especializada e é resistente a riscos - de acordo com a Motorola.
- 4. Xperia Z1
4 /20(Divulgação)
Resistente ao contato com a água, o Xperia Z1 também tem suporte para TV digital. A câmera de 20,7 megapixels e o sistema operacional Android são outros atributos do smartphone da Sony, que tem tela Full HD de 5 polegadas sensível ao toque. Na internet, está à venda no loja da Sony por 2 mil reais.
- 5. Motorola Razr D1
5 /20(Motorola)
TV analógica e digital e câmera de 5 megapixels são alguns dos recursos do smartphone da Motorola. Na tela sensível ao toque de 3,5 polegadas, o usuário interage com o gadget por meio do sistema operacional Android 4.1. A versão para dois chips do
Razr D1 está à venda na loja online da Motorola por 399 reais.
- 6. Lumia 630
6 /20(Youtube/Nokia)
Com sistema operacional Windows Phone 8.1, o Lumia 630 tem suporte para TV digital e dois chips. O smartphone da Nokia custa 699 reais e tem tela de 4,5 polegadas sensível ao toque e uma câmera de 5 MP. Seu design confortável foi elogiado por sites especializados.
- 7. Motorola Razr i
7 /20(Divulgação)
Sensível ao toque, a tela do RAZR i é grande: mede 4,3 polegadas. Definido como um touch tablet, o gadget tem a câmera de 8 megapixels, a filmadora HD e o Android 4.0 entre seus principais recursos. Isso sem falar no suporte para TV HD. Na loja online da Motorola, o smartphone está à venda por 999 reais.
- 8. Xperia E1 Dual
8 /20(Divulgação)
A filmadora HD e a câmera com 3 megapixels de resolução são alguns dos atrativos do Xperia E1 Dual, da Sony. Com suporte para dois chips, o gadget traz sistema operacional Android 4.3 e tela de 4 polegadas. E, é claro, reconhece e reproduz sinal digital de TV Com 120 gramas, o smartphone pode ser encontrado à venda na internet por cerca de 550 reais.
- 9. LG L80
9 /20(Saulo Pereira Guimarães/EXAME.com)
Ideal para assistir TV, o L80 conta com suporte para reproduzir a programação com qualidade digital. Com sistema operacional Android 4.4, o smartphone da LG tem capacidade para dois chips. O gagdet tem tela de 5 polegadas, câmera de 8 megapixels e pode ser encontrado à venda por 949 reais na internet.
- 10. Motion Plus SC452TV
10 /20(Divulgação)
Único modelo da CCE à venda no Brasil com suporte para TV digital, o Motion Plus SC452 traz tela de 4,5 polegadas sensível ao toque e sistema operacional Android 4.2. Outras atrações são as câmeras de 0,9 e 5 megapixels e a capacidade de reproduzir arquivos MP3 e a programação de rádios FM. Na internet, o gadget pode ser encontrado à venda por 499 reais.
- 11. LG L40
11 /20(Saulo Pereira Guimarães/EXAME.com)
O L40 oferece TV digital por 529 reais. Além disso, outros atrativos do gadget da LG são o suporte para até três chips, a tela de 3,5 polegadas e a câmera de 3 megapixels. Com Android 4.4, o smartphone é capaz de acessar a rede 3G.
- 12. Galaxy Young Plus
12 /20(Divulgação)
O suporte para TV digital é um dos atributos do
Galaxy Young Plus, da Samsung. Com sistema operacional Android 4.1 e tela de 3,26 polegadas, o smartphone traz câmera de 3 megapixels e pesa cerca de 116 gramas. Na internet, a versão do gadget com capacidade para dois chips pode ser encontrada à venda por 429 reais.
- 13. Galaxy Grand Neo Duos
13 /20(Divulgação)
Com capacidade para dois chips e tela de 5 polegadas sensível ao toque, outro smartphone com suporte para TV digital é o
Galaxy Gran Neo Duos, da Samsung. COm filmadora HD e câmera de 5 megapixels, o gadget tem sistema operacional Android 4.2. Na internet, é possível encontrá-lo à venda por cerca de 820 reais.
- 14. Positivo S460TV
14 /20(Divulgação)
Com capacidade para dois chips e sistema operacional Android 4.2, o
Positivo Ypy S460TV é capaz de reproduzir a programação da TV em sinal digital ou analógico em sua tela de 4 polegadas sensível ao toque. Com câmera traseira de 5 megapixels, o gagdet pesa cerca de 127 gramas e está à venda na internet por cerca de 480 reais.
- 15. Galaxy SII Duos TV
15 /20(Divulgação)
A câmera traseira de 5 megapixels e o sistema operacional Android 4.2 são alguns dos atributos do
Galaxy SII TV. Com capacidade para dois chips, o gadget da Samsung tem suporte para reproduzir sinal de TV digital na tela de 3,97 polegadas. Na internet, o smartphone de 115 gramas pode ser encontrado à venda por cerca de 700 reais.
- 16. LG Optimus L4 II
16 /20(Divulgação)
Até três chips podem ser usados nas diversas versões do
Optimus L4. Além disso, o smartphone da LG conta com suporte para TV digital e rádio FM, tela de 3,8 polegadas e câmera de 3 megapixels. Com sistema operacional Android 4.1, o gadget é encontrado à venda na internet por cerca de 500 reais.
- 17. Galaxy Young Duos TV
17 /20(Divulgação)
Disponível nas cores branca, cinza e vinho, o
Galaxy Young Duos TV é mais um modelo com suporte para TV digital. Com sistema operacional Android 4.1, O smartphone da Samsung com câmera de 3 megapixels e habilitado para conexão com a internet via rede 3G pesa 112 gramas e pode ser encontrado à venda na internet por 429 reais.
- 18. LG L35
18 /20(Divulgação)
Quem adquire por pouco mais de 400 reais um
L35 compra um smartphone com capacidade para 2 chips e sistema operacional Android 4.4 - além do suporte para TV digital. A tela de 3,2 polegadas e a câmera de 3 megapixels são outras atrações do gadget da LG - que traz o sistema Knock Code de bloqueio de tela.
- 19. Galaxy Gran 2
19 /20(EXAME.com)
O suporte para TV Digital em alta definição é uma das atrações do Galaxy Gran 2, da Samsung. O gadget aceita dois chips, tem tela HD de 5,3 polegadas e câmeras de 8 e 1,9 megapixels. Com Android 4.3, o smartphone está à venda por 1.299 reais.
- 20. Na falta da TV, apps também podem ajudar...
20 /20(Siphiwe Sibeko/Reuters)
Já a Croácia conta com três remanescentes daquela partida, o lateral Darijo Srna, o atacante Ivica Olic, que entrou no intervalo, e o meia Luka Modric, que permaneceu entre os reservas. Quatro se levar em conta o técnico atual, Nico Kovac, que era titular no meio de campo.
Pressão sobre Neymar
Olic, companheiro de clube de Luiz Gustavo no Wolfsburg esbanjou confiança e usou um tom provocativo ao declarar que existiam "brechas" na defesa brasileira.
Daniel Alves rebateu em tom de brincadeira. "Ele está na Bahia, fale para ele ter cuidado, que eu sou de lá", disse o lateral, referindo-se ao fato da seleção croata ser hospedada na Praia do Forte, a cerca de 50 quilômetros ao norte de Salvador.
"É evidente que, se não tivéssemos defeitos, seríamos a equipe perfeita, e perfeição não existe. Tentamos ser uma equipe equilibrada para competir bem. Se ele viu espaço, a gente vai tentar tapar para ele não ver mais", analisou Daniel, mais sério.
"Na estreia, não depende do rival, é sempre muito complicado, muito difícil. Ela é tão difícil como é importante. Não estão em jogo apenas os três pontos, vale um recadinho também aos futuros rivais. É o jogo mais importante da Copa do Mundo, junto com a final", completou.
Já Modric, "cérebro" da equipe croata, preferiu deixar as provocações de lado para elogiar Neymar, que carrega as esperanças de toda uma nação de conquistar o sexto título em casa após o trauma de 1950.
"Neymar é muito bom jogador. Ele não teve uma grande temporada de estreia no Barcelona, mas parece um jogador diferente pelo Brasil. Muda mesmo. Mas muitos times já o pararam, e é o que vamos tentar fazer. Além disso, o Brasil não é só Neymar. Não é o único perigo", disse o meia do Real Madrid.
Depois da Croácia, o Brasil enfrentará o México, no dia 17 de junho em Fortaleza, e Camarões, no dia 23 em Brasília.
-Prováveis escalações:
Brasil: Júlio César - Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo - Luiz Gustavo, Paulinho - Hulk, Oscar, Neymar - Fred
T: Luiz Felipe Scolari
Croácia: Pletikosa - Vrsaljko, Lovren, Corluka, Srna - Modric, Rakitic, Kovacic - Perisic, Olic e Jelavic.
T: Niko Kovac
- 1. Alcunhas
1 /32(REUTERS/Kai Pfaffenbach)
São Paulo - O que canarinho, leão, elefante e águia têm em comum? Além do fato de serem todos animais, eles representam os apelidos de diferentes
seleções de
futebol que disputarão a
Copa do Mundo de 2014 . Mas não é só de bichos que vivem as alcunhas dadas pelas torcidas aos times. Entre os termos “carinhosos” usados para designar os países que participam do torneio, há referências a cores, jogos de palavras e cultura e história. A seguir, você confere como cada uma das 32 equipes do Mundial deste ano é chamada por seus torcedores.
- 2. Brasil
2 /32(Montagem EXAME.com/ Getty Images/ REUTERS/Ueslei Marcelino)
Nome oficial: Seleção Brasileira de Futebol Apelido: Canarinho Origem: O nome é uma referência às cores verde e amarela da bandeira nacional, que passaram a ser usadas na camisa da seleção depois de o Brasil perder a Copa de 1950, quando jogou de branco (à esquerda da foto). O apelido foi uma invenção do radialista Geraldo José de Almeida.
- 3. Uruguai
3 /32(Divulgação / Puma / Tom Oldham Photography)
Nome oficial: Seleção Uruguaia de Futebol Apelidos: Celeste ou Charrua Origem: O apelido mais comum da seleção uruguaia é o termo “celeste”, que faz clara referência à cor do uniforme. Desde 1910, o país usa o azul em campo, em homenagem ao extinto clube FC River Plate, um dos principais do país. Já charrua, o outro nome usado, foi adotado para lembrar os indígenas dessa tribo, que habitavam o território uruguaio e do Rio Grande do Sul, e foram massacrados no século 19.
- 4. Argentina
4 /32(Divulgação / Adidas)
Nome oficial: Seleção Argentina de Futebol Apelido: Albiceleste Origem: Também em ligado às cores da bandeira e da camisa, o apelido dos “hermanos” é a mistura do branco com o azul-celeste
- 5. Colômbia
5 /32(Divulgação / Adidas)
Nome oficial: Seleção Colombiana de Futebol Apelido: Los Cafeteros (Os Cafeteiros) Origem: A tradição do café, um dos principais produtos do país, chegou ao campo de futebol e apelidou a seleção.
- 6. Chile
6 /32(Divulgação / Puma / Tom Oldham Photography)
Nome oficial: Seleção Chilena de Futebol Apelido: La Roja (A Vermelha) Origem: Devido à camisa vermelha, adotada pela seleção, a alcunha foi adotada pela torcida do país
- 7. Equador
7 /32(Getty Images)
Nome oficial: Seleção Equatoriana de Futebol Apelido: La Tri (A Tricolor) Origem: Amarelo, azul e vermelho são as cores da bandeira do país e foi por isso que sua seleção ganhou o nome La Tri.
- 8. México
8 /32(Divulgação / Adidas)
Nome oficial: Seleção Mexicana de Futebol Apelido: La Tri (A Tricolor) Origem: A razão para o apelido mexicano é similar à do Equador. Aqui, porém, a referência está no uniforme, que traz as cores verde, branco e vermelho (as mesmas da bandeira).
- 9. Costa Rica
9 /32(Getty Images)
Nome oficial: Seleção Costarriquenha de Futebol Apelido: Los Ticos (Os Ticos) Origem: Como o termo “tico” costuma ser adotado coloquialmente para chamar os cidadãos costarriquenhos, nada mais justo do que chamar dessa maneira a seleção do país.
- 10. Honduras
10 /32(Getty Images)
Nome oficial: Seleção Hondurenha de Futebol Apelido: Los Catrachos (Os Catrachos) ou La Bicolor (A Bicolor) Origem: O termo “la bicolor”, sem surpresas, é usado devido às cores azul e branca da bandeira. Já “los catrachos” tem uma razão menos óbvia. A expressão é usada como sinônimo de hondurenho desde o século 19, em homenagem ao herói nacional e ex-presidente Florencio Xatruch, cujo sobrenome foi “adaptado” dando origem à palavra.
- 11. Estados Unidos
11 /32(Divulgação / Nike)
Nome oficial: Seleção de Futebol dos Estados Unidos Apelido: The Star and Stripes (Time das Estrelas e Listras) ou Yankees Origem: A primeira alcunha é, assim como outros vizinhos da América, uma homenagem à bandeira do país. Já o termo Yankees foi adotado para lembrar os vencedores da Guerra de Secessão (de 1861 a 1865).
- 12. Japão
12 /32(Divulgação / Adidas)
Nome oficial: Seleção Japonesa de Futebol Apelido: Os Samurais Azuis Origem: Criada pela federação de futebol local, a expressão foi a mais votada pelos japoneses, em uma eleição com 5 opções. No nome, a tradição dos guerreiros do Japão feudal é reverenciada.
- 13. Austrália
13 /32(Divulgação / Nike)
Nome oficial: Seleção Australiana de Futebol Apelido: Socceroos Origem: O curioso nome da seleção australiana surgiu da mistura das palavras inglesas soccer (futebol) e Kagaroos (cangurus).
- 14. Irã
14 /32(Getty Images)
Nome oficial: Seleção Iraniana de Futebol Apelido: Team melli (Time do Povo) Origem: A alcunha “Team melli”, na verdade, é a tradução inglesa da expressão em farsi “time do povo”.
- 15. Coreia do Sul
15 /32(Divulgação / Nike)
Nome oficial: Seleção Sul-coreana de Futebol
Apelido: Os Tigres Asiáticos ou Guerreiros de Taegeuk Origem: Além de trazer uma alusão ao tigre, típico animal da Ásia, o apelido “os tigres asiáticos” tem relação direta com a economia agressiva do grupo de países do continente que despontaram nos anos 80 e 90. Já “guerreiros de Taegeuk” está ligado à filosofia e aos valores do país. O símbolo do Taegeuk é representado no centro da bandeira do país.
- 16. Nigéria
16 /32(Getty Images)
Nome oficial: Seleção Nigeriana de Futebol Apelido: As Superáguias Origem: O nome vem para mostrar a força do mascote do país, a águia, animal também representado no brasão da associação de futebol nigeriana.
- 17. Costa do Marfim
17 /32(Divulgação / Puma / Tom Oldham Photography)
Nome oficial: Seleção Marfinense de Futebol Apelido: Os Elefantes Origem: O animal é um símbolo da Costa do Marfim, uma vez que sua economia foi marcada pela extração do marfim das presas dos elefantes.
- 18. Gana
18 /32(Divulgação / Puma / Tom Oldham Photography)
Nome oficial: Seleção Ganesa de Futebol Apelido: Os Estrelas Negras Origem: O nome alternativo adotado pela torcida de Gana está diretamente relacionado à bandeira do país, que traz uma estrela de cinco pontas preta no centro. O ícone, por sua vez, representa a liberdade da África.
- 19. Camarões
19 /32(Divulgação / Puma)
Nome oficial: Seleção Camaronesa de Futebol Apelido: Leões Indomáveis Origem: Por ser um animal típico da fauna do país (sem falar de sua representação de força e domínio), o leão é o símbolo da nação africana.
- 20. Alemanha
20 /32(Divulgação / Adidas)
Nome oficial: Seleção Alemã de Futebol Apelido: Mannschaft (equipe) Origem: Originalidade não parece ser o forte dos alemães, quando se trata de apelido. O outro nome dado à seleção do país é nada mais do que “equipe”.
- 21. Suíça
21 /32(Divulgação / Puma / Tom Oldham Photography)
Nome oficial: Seleção Suíça de Futebol Apelido: Schweizer Nati, La Nati ou Squadra nazionale Origem: Os três apelidos representados em diferentes línguas (alemão, francês e italiano) representam a mesma coisa: seleção nacional.
- 22. Bélgica
22 /32(REUTERS/Francois Lenoir)
Nome oficial: Seleção Belga de Futebol Apelido: Diabos Vermelhos Origem: O nome nada amistoso da seleção da Bélgica surgiu depois de vencer uma partida contra a Holanda, em 1906, e continua até hoje.
- 23. Holanda
23 /32(Divulgação / Nike)
Nome oficial: Seleção Holandesa de Futebol Apelido: Laranja Mecânica Origem: São várias as referências presentes no apelido da seleção da Holanda. A mais óbvia é a cor do uniforme, mas ainda há influência do bem-sucedido e inovador esquema tático do “carrossel”, criado para a Copa do Mundo de 1974. Por fim, há ainda uma homenagem ao filme homônimo de Stanley Kubrick, lançado em 1971.
- 24. Rússia
24 /32(Divulgação / Adidas)
Nome oficial: Seleção Russa de Futebol Apelido: Soviéticos ou Сборная (equipe) Origem: O nome “soviéticos” remonta ao tempo da Guerra Fria, quando a Rússia ainda era parte da União Soviética, antes da queda do Muro de Berlim. Para quem não aprecia muito esse passado, outro termo usado é “Сборная”, que significa equipe em russo.
- 25. Bósnia e Herzegovina
25 /32(Getty Images)
Nome oficial: Seleção da Bósnia e Herzegovina de Futebol Apelido: Plavo-žuti ou žuto-plavi Origem: Não importa a ordem. Essas duas versões do apelido da Bósnia e Herzegovina fazem referência às cores da bandeira do país, o amarelo e o azul.
- 26. Itália
26 /32(Divulgação / Puma / Tom Oldham Photography)
Nome oficial: Seleção Italiana de Futebol Apelido: Azzurra (Azul) Origem: O apelido da seleção da Itália simboliza o azul usado no uniforme do time e, assim como as roupas usadas pelos jogadores, é uma homenagem à dinastia Casa de Savoia, do rei Vítor Emanuel, responsável pela unificação do país, no século 19.
- 27. Inglaterra
27 /32(Divulgação / Nike)
Nome oficial: Seleção Inglesa de Futebol Apelido: Os Três Leões Origem: Este apelido surgiu devido ao brasão do exército inglês, que tem estampados três leões. Esses mesmos animais também estão presentes no escudo da federação de futebol do país.
- 28. Espanha
28 /32(Adidas/Divulgação)
Nome oficial: Seleção Espanhola de Futebol Apelido: La Roja (A Vermelha) ou La Fúria (A Fúria) Origem: Enquanto o apelido “La Roja” se refere à cor vermelha da bandeira e do uniforme espanhol, “La Fúria” tem uma razão histórica. Esta alcunha remonta ao episódio do saque de Antuérpia (1576), na Bélgica, durante a Guerra dos 80 anos, em que a Espanha tentava manter seu território unido aos Países Baixos.
- 29. Croácia
29 /32(Divulgação / Nike)
Nome oficial: Seleção Croata de Futebol Apelido: Vatreni (Ardente) Origem: Os corações ardentes e em chamas e a paixão dos croatas por seu país foram a inspiração para a criação do apelido “ardente” para a seleção.
- 30. Portugal
30 /32(Pontus Lundahl/TT News Agency/Reuters)
Nome oficial: Seleção Portuguesa de Futebol Apelido: Seleção das Quinas Origem: O apelido de Portugal tem origem na bandeira do país, que, em seu centro, apresenta um centro branco preenchido com cinco escudos azuis (chamados de quinas), que fazem o desenho de uma cruz, representando as chagas de Jesus Cristo e os cinco reis mouros derrotados pelo Afonso I de Portugal, no século 12.
- 31. França
31 /32(Divulgação / Nike)
Nome oficial: Seleção Francesa de Futebol Apelido: Les Bleus (Os Azuis) Origem: Assim como várias outras seleções, a França adotou o apelido Les Bleus em referência à cor da camisa de seu uniforme.
- 32. Veja, agora, quanto custa curtir um dia de jogo em cidade-sede na Copa
32 /32(Buda Mendes/Getty Images)