- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Após governo mudar sistema, mortes diárias por covid-19 caem 38%
Segundo secretários da Saúde dos estados, o governo federal passou a exigir informações adicionais na atualização de óbitos causados pelo coronavírus
Modo escuro
Paciente com covid-19 é transportado em hospital no Brasil. (Andre Coelho/Bloomberg/Getty Images)
Publicado em 24 de março de 2021 às, 20h01.
O Ministério da Saúde divulgou um balanço nesta quarta-feira, 24, com os números da pandemia de covid-19 no Brasil, de acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde. O país tem 300.685 óbitos e 12.220.011 casos confirmados da doença.
O balanço, atualizado às 19 horas, mostra que no período de um dia foram registradas 2.009 vítimas e 89.992 testes reagentes para o coronavírus. O número de mortes é 38% menor que o registrado na terça-feira, quando bateu recorde e ficou em 3.251.
Uma mudança no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), do Ministério da Saúde, fez com que os números de mortes caíssem. Segundo secretários da Saúde dos estados, o governo federal passou a exigir informações adicionais, como CPF e cartão de vacinação do SUS, na atualização de óbitos causados pela covid-19. A mudança não afetou o registro de casos.
Com isso, muitas prefeituras não conseguiram contabilizar todas as informações em tempo hábil. Questionado em entrevista coletiva nesta quarta-feira, o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que não sabia da decisão de alterar os registros dentro do sistema, e que iria verificar o que houve.
Vacinação
Segundo o levantamento feito pelo consórcio de imprensa, 13.389.523 pessoas já receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19. Este valor é a soma dos 26 estados mais o Distrito Federal e equivale a 6,36% da população brasileira.
Os dados são compilados pelo consórcio de imprensa que reúne UOL, Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, G1 e Extra.
Novo ministro diz que vai vacinar 1 mi por dia
Em sua primeira entrevista como ministro da Saúde após a oficialização, o médico Marcelo Queiroga se comprometeu, nesta quarta-feira, 24, a acelerar em pelo menos três vezes a quantidade de pessoas vacinadas contra a covid-19 diariamente. Sem dar datas, ele disse que esta meta será cumprida em um “curto prazo”.
“Nós temos condições de vacinar muitas pessoas. Nesse momento, vacinamos 300.000 pessoas todos os dias, e o governo assume o compromisso de, em curto prazo, aumentar em pelo menos três vezes essa velocidade, para 1 milhão de vacinas todo dia. É uma meta plausível. Temos capacidade de fazer até mais, mas não quero me comprometer com algo que depende de mais vacinas”, disse ele em entrevista coletiva.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Pós-graduação pode ser alternativa para quem quer dar uma guinada na carreira
Huawei leva tecnologia à Amazônia para preservação ambiental e inclusão digital
Borra de café reciclada vira copo na Argentina e aditivo para concreto na Austrália
Com copos de plástico reciclado coletado no litoral brasileiro, Corona estreia no Primavera Sound
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.