Brasil

Campos diz que PEC do voto aberto corrige "distorções"

A proposta foi aprovada após a repercussão negativa da preservação do mandato do deputado Natan Donadon (sem partido/RO)


	Governador de Pernambuco, Eduardo Campos: "Não há outro caminho para corrigir distorções promovidas pelo anonimato", sobre a PEC do Voto Aberto
 (Elza Fiúza/ABr)

Governador de Pernambuco, Eduardo Campos: "Não há outro caminho para corrigir distorções promovidas pelo anonimato", sobre a PEC do Voto Aberto (Elza Fiúza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2013 às 16h20.

Brasília - O governador de Pernambuco e possível candidato do PSB à Presidência da República em 2014, Eduardo Campos, saiu nesta quarta-feira, 4, em defesa da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349, aprovada em segundo turno pela Câmara dos Deputados na noite de terça, 3, que acaba com o voto secreto no Legislativo brasileiro.

Para Campos, a chamada PEC do Voto Aberto dá mais transparência ao Parlamento diante de um momento de "grave crise de expectativa" sobre o futuro e necessidade de recuperação do diálogo.

"Não há outro caminho para corrigir distorções promovidas pelo anonimato", afirmou, em nota divulgada por sua assessoria.

A proposta foi aprovada após a repercussão negativa da preservação do mandato do deputado Natan Donadon (sem partido/RO).

A PEC aprovada acaba com a votação secreta no âmbito do Poder Legislativo, ou seja, o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas, as Câmaras Municipais e a Distrital são obrigados a abrir o voto em todas as circunstâncias.

O texto diz que os parlamentares passam a votar de forma aberta em situações como: processo de escolha de chefes de missão diplomática de caráter permanente, na exoneração (de ofício) do Procurador-Geral da República, em sessões sobre perda de mandato parlamentar e nas votações dos vetos presidenciais.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilPolíticaCâmara dos DeputadosLegislaçãoGovernadoresEduardo Campos

Mais de Brasil

Defensoria Pública do DF abre procedimento para apurar saúde de Bolsonaro na prisão

Após série de ligações, Lula comemora acordo Mercosul-UE com primeiro-ministro de Portugal

Temporal em SP deixa 56 mil imóveis sem luz; Prefeitura emite alerta para zona leste

Lula nomeia Wellington Lima e Silva como novo ministro da Justiça