Brasil

Câmara troca prisão para pichador por prestação de serviço

A Câmara dos Deputados aprovou projeto modificando a pena prevista para quem pichar ou degradar prédio ou monumento urbano


	Pichação: a pessoa flagrada em ato de pichação pode ser obrigada a prestar serviços de conservação ao patrimônio ou via pública por até 5 meses
 (Milton Jung CBNSP/Flickr)

Pichação: a pessoa flagrada em ato de pichação pode ser obrigada a prestar serviços de conservação ao patrimônio ou via pública por até 5 meses (Milton Jung CBNSP/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2015 às 21h40.

Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 29, um projeto de lei modificando a pena prevista para quem pichar ou degradar prédio ou monumento urbano.

Com isso, a pessoa flagrada em ato de pichação pode ser obrigada a prestar serviços de conservação ao patrimônio ou via pública por até cinco meses. Além de reparação à vítima.

No caso de reincidência, a pena dobra para até dez meses de serviços.

Na lei anterior, a 9.605/1998, a pichação era punível com pena entre 3 meses a 1 ano de detenção e multa.

O deputado Domingos Neto (PROS-CE) propôs o agravamento dessa pena, incluindo a suspensão do recebimento de programas sociais como o Bolsa Família no caso de pichadores que tenham acesso ao benefício.

O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) rejeitou a sugestão de Neto, alegando que o aumento da punição era "inadequado e desproporcional".

A proposta de Molon venceu no plenário com o argumento de que a prestação de serviço tinha "efeito suficientemente pedagógico para prevenir a conduta" de degradar patrimônio público. O projeto segue agora para o Senado, onde pode sofrer alterações.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilCâmara dos DeputadosLegislaçãoPrisões

Mais de Brasil

Receita dispensa auditor alvo de operação sobre acesso a dados de ministros do STF

TSE marca julgamento que pode cassar mandato de Claudio Castro para 10 de março

Governo lança processo seletivo para contratar 489 profissionais temporários

Paes anuncia Jane Reis como vice na chapa pela disputa do governo do Rio