Brasil

Câmara aprova MP com regime especial para obras do PAC

O regime especial de licitações que vem sendo usado para agilizar as obras para a Copa do Mundo foi estendido para o PAC

Bajulação (Reynaldo Stavalde/Câmara)

Bajulação (Reynaldo Stavalde/Câmara)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2012 às 16h01.

SÃO PAULO - A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira medida provisória que estende para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) o regime especial de licitações que vem sendo usado para agilizar as obras para a Copa do Mundo de 2014 e para a Copa das Confederações em 2013.

A MP 559 originalmente apenas autorizava a Eletrobras a assumir o controle da companhia energética de Goiás, a Celg. Segundo a Agência Câmara, a companhia de distribuição de energia elétrica de Goiás tem uma dívida que chega a 6,4 bilhões de reais, dos quais 2,4 bilhões de reais com a Eletrobras.

Após a aprovação do texto-base da medida provisória, o PSDB tentou retirar a ampliação do RDC do texto, mas a proposta foi derrotada no plenário da Casa por 221 votos a 150 e 3 abstenções.

Partidários do regime diferenciado de licitações afirmam que a medida, além de agilizar as obras, evita que as construtoras formem cartéis na disputa da licitação, pois o governo não revela os valores que pretende pagar.

Críticos do RDC, por outro lado, apontam que o regime gera falta de transparência.

Acompanhe tudo sobre:CongressoLegislaçãoPAC – Programa de Aceleração do Crescimento

Mais de Brasil

Ministério Público vai apurar acidente de avião em Ubatuba

'Presidente quer fazer eventuais mudanças ainda este mês', diz Rui Costa sobre reforma ministerial

Prefeito de BH, Fuad Noman volta a ser entubado após apresentar instabilidade respiratória

Lula edita MP que prevê pagamento de R$ 60 mil a pessoas com deficiência causada pelo zika vírus