Brasil

Bolsonaro fracassa nas ações ambientais e na pandemia, diz Greta Thunberg

Ela afirmou que o líder do País tem responsabilidade tanto na questão ambiental quanto na resposta negativa do Brasil à crise de saúde

Greta Thunberg e jovens do mundo todo fazem protesto na COP26 nesta sexta-feira (JONATHAN NACKSTRAND / Colaborador/Getty Images)

Greta Thunberg e jovens do mundo todo fazem protesto na COP26 nesta sexta-feira (JONATHAN NACKSTRAND / Colaborador/Getty Images)

AM

André Martins

Publicado em 19 de abril de 2021 às 14h31.

Última atualização em 19 de abril de 2021 às 14h33.

A ativista sueca Greta Thunberg, convidada nesta segunda-feira (19) da entrevista coletiva virtual da Organização Mundial de Saúde (OMS), foi questionada sobre o que acha do comportamento do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Em resposta breve, ela afirmou que o líder do País tem responsabilidade tanto na questão ambiental quanto na resposta negativa do Brasil à crise de saúde.

A questão sobre Bolsonaro foi feita pelo correspondente Jamil Chade, do UOL. Inicialmente, Greta disse que "não acho que deveríamos nos concentrar em falar em indivíduos, já que esse é um problema muito maior".

A ativista, porém, prosseguiu: "Claro que Jair Bolsonaro tem uma grande responsabilidade, tanto em relação ao ambiente e ao clima e é claro que podemos ver a resposta que o Brasil tem tido na pandemia da covid-19", afirmou. "Falo por mim, mas ele tem fracassado em assumir a responsabilidade necessária para salvaguardar as condições presentes e futuras de vida para a humanidade", finalizou Greta.

Greta espera que cúpula dos EUA trate mudanças climáticas como uma crise real

A ativista ambiental Greta Thunberg disse nesta segunda-feira que espera que uma cúpula nesta semana liderada pelos Estados Unidos para lidar com a crise climática comece a tratá-la como uma crise real.

"Podemos ter quantas cúpulas quisermos... (mas) enquanto não tratarmos a crise como uma crise, não poderemos alcançar grandes mudanças", disse.

"Não podemos tentar resolver esta crise com a mesma abordagem que nos colocou nela em primeiro lugar. Precisamos começar a tratar a crise como uma crise", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:Greta ThunbergJair BolsonaroMeio ambienteOMS (Organização Mundial da Saúde)Pandemia

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP