Brasil

AtlasIntel: desaprovação de Lula sobe e volta a superar a aprovação

Na comparação com o levantamento de outubro, a desaprovação do presidente subiu 2,6 pontos percentuais e a aprovação caiu 2,6 pontos

Lula: petista vê a popularidade recuar em meio aos debates sobre segurança pública (EVARISTO SA/AFP)

Lula: petista vê a popularidade recuar em meio aos debates sobre segurança pública (EVARISTO SA/AFP)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 2 de dezembro de 2025 às 08h30.

O trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 48,6% dos brasileiros e reprovado por 50,7%, segundo a pesquisa Latam Pulse, realizada pelo instituto AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, divulgada nesta terça-feira, 2. Cerca de 0,7% dos entrevistados não soube ou não respondeu.

Na comparação com o levantamento de outubro, a desaprovação do presidente subiu 2,6 pontos percentuais e a aprovação caiu 2,6 pontos.

Na pesquisa anterior, a gestão petista havia atingido o maior patamar da aprovação desde janeiro de 2024, na terceira vez que a aprovação superou a desaprovação.

Agora, a avaliação negativa voltou a superar a positiva acima da margem de erro do levantamento, que é de um ponto percentual para mais ou para menos.

Segundo análise do instituto, o movimento rompe a trajetória de recuperação registrada até outubro e
recoloca o governo em terreno mais sensível, com sinais de estagnação e leve deterioração da
percepção da população brasileira.

Falta de resposta após operação do Rio é um dos motivos

A avaliação negativa do governo Lula avançou para 48,6% em novembro, ultrapassando os 44,4% de avaliações positivas. A inversão no saldo avaliativo marca o fim de uma tendência de estabilidade observada até outubro e reforça sinais de desgaste político.

O relatório do instituto aponta que a mudança ocorre em meio à dificuldade do governo em articular uma resposta efetiva ao avanço da violência urbana e ao impacto da megaoperação policia no Rio de Janeiro, que dominaram o debate público no período e deixou mais de 120 mortos.

A gestão petista está em embate com a oposição no Congresso pela tramitação do PL Antifacção e a PEC da Segurança Pública.

O levantamento mostra que a criminalidade assumiu a liderança como principal problema dos brasileiros, alcançando o maior patamar registrado em 2025 (62,7%).

Corrupção também desponta como um tema relevante para a população, com 59,8%. O Congresso realiza nesses últimos meses a CPMI do INSS, para apurar as fraudes relacionadas a descontos indevidos de aposentados.

Outros temas como inflação e polarização política também figuram na lista, mas com percentuais menores que os dois primeiros (21,9% e 21,5%, respectivamente).

A pesquisa AtlasIntel entrevistou 5.510 brasileiros adultos entre os dias 22 e 27 de novembro de 2025, por meio de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro do levantamento é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaGoverno LulaPesquisas eleitorais

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos