Brasil

Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

ÀS SETE - Nessa segunda-feira, uma turista espanhola morreu depois de ter sido baleada por policiais militares, na Rocinha, zona sul do Rio

POLICIAS NO HOSPITAL MIGUEL COUTO: dois policiais foram presos por morte de turista  / Ricardo Moraes/ Reuters

POLICIAS NO HOSPITAL MIGUEL COUTO: dois policiais foram presos por morte de turista / Ricardo Moraes/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2017 às 06h26.

Última atualização em 24 de outubro de 2017 às 07h15.

As dúvidas sobre a morte da turista

Uma turista espanhola morreu depois de ter sido baleada por policiais militares, na Rocinha, zona sul do Rio, na manhã desta segunda-feira. A turista foi identificada como Maria Esperanza Ruiz, de 67 anos. Segundo a Polícia Militar, os tiros foram disparados quando um veículo de transportes para turistas, um Fiat Freemont, rompeu o bloqueio policial no Largo do Boiadeiro, região da Rocinha.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:

Houve reação da guarnição, e o veículo foi atingido, por volta das 10h30. O motorista afirmou que não viu o bloqueio policial. O jornal El País afirmou que as autoridades investigam se de fato havia uma barreira policial, e se a agência de turismo havia avisado os turistas do risco que corriam no passeio.

Incêndio na Chapada dos Veadeiros

Um incêndio na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, já devastou mais de 35.000 hectares, que equivale a 14,6% do Parque Nacional. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), esse é o pior incêndio registrado desde a ampliação do Parque Nacional e também atinge as propriedades rurais da região. Desde quarta-feira o incêndio devasta o território, e mais de 200 pessoas e diversos brigadistas da região tentam apagar o fogo. Segundo o ICMBio, o período seco é potencialmente perigoso para o surgimento de incêndios.

Febre amarela em SP

Dois macacos foram achados mortos nesta segunda-feira em São Paulo, e a causa suspeita é de febre amarela. Os macacos foram encontrados no Horto Florestal e no Parque da Cantareira, na região norte da cidade. A Secretaria da Saúde afirmou que já investiga o caso. Além desses, outros três macacos foram encontrados mortos na região dos parques nos últimos cinco dias. Segundo o secretário da Saúde, David Uip, o Ministério da Saúde já ofereceu aumentar o estoque de vacinas contra a febre amarela, caso haja necessidade. Uip afirmou que deseja imunizar 1,5 milhão de pessoas até o fim da campanha, que começou neste sábado.

O relatório da CPI da Previdência

O senador Hélio José (PMDB-DF) apresentou, nesta segunda-feira, o relatório final da CPI da Previdência, que investigou as contas do seguro social do país. Para o senador, a reforma da Previdência apresenta falhas graves e inconsistências. Segundo ele, a proposta do governo se baseia num déficit perene e explosivo, que não é respaldado por parte dos estudiosos. No relatório, Hélio também citou o fato de empresas de grande porte terem deixado de contribuir para a Previdência Social e ainda contarem com benefícios governamentais. Agora, a CPI deve votar o relatório nas próximas semanas, além da proposta e da proposição de emendas.

Ministério vai rever definição de trabalho escravo

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, afirmou, nesta segunda-feira, que o governo está disposto a alterar a portaria que redefiniu o conceito de trabalho escravo no país. Segundo Nunes, o presidente Temer já se dispôs a acolher as sugestões e fazer as alterações necessárias na portaria. Na semana passada, uma portaria do Ministério do trabalho redefiniu e abrandou o conceito de trabalho escravo e suas penalizações no país. Diversos órgãos públicos e ONGs criticaram a decisão. O Ministério Público e os fiscais do Trabalho pediram a revogação da portaria. Além deles, a Organização Internacional do Trabalho e a Organização das Nações Unidas se posicionaram contra a decisão.

Assembleia da Oi adiada

A assembleia de credores da operadora de telecomunicações Oi, agendada inicialmente para esta segunda-feira, foi remarcada para 10 de novembro. A pedido de bancos credores, o juiz responsável pelo caso, Fernando Viana, suspendeu a realização do evento hoje e indicou a data de 6 de novembro, que contava os fins de semana — mas a remarcação deve acontecer com um intervalo de 15 dias úteis, conforme despacho que o juiz deve confirmar ainda nesta segunda-feira. As ações ordinárias da Oi caíram 5,5% nesta segunda-feira, e as preferenciais, 7,3%.

Electrolux compra Continental

A empresa de eletrodomésticos Electrolux anunciou a compra da marca Continental por 70 milhões de reais. A marca era administrada pela Mabe Brasil, que pediu falência em 2013. O tribunal brasileiro que administra a falência aprovou o negócios, realizado em leilão. A Electrolux é uma empresa sueca e vende anualmente mais de 50 milhões de produtos em 150 países. No Brasil, está presente desde 1926 e, ao adquirir a Refripar em 1996, tornou-se a segunda maior fabricante de linha branca do país.

S&P: volatilidade baixa

Nos Estados Unidos, apesar da queda dos principais índices nesta segunda-feira, o S&P 500 bateu um novo recorde: o de volatilidade mais baixa de sua história. O índice que reúne as 500 maiores empresas do país completou seu mais longo período sem uma queda de 3% nas negociações durante o dia. O recorde anterior, de 241 dias, foi estabelecido em 1996. Além disso, o S&P 500 caiu 1% ou mais apenas quatro vezes neste ano, o menor número de vezes desde 1964. Nesta segunda-feira, o índice caiu 0,40%, enquanto houve recuo de 0,23% no Dow Jones recuou e de 0,64% na Nasdaq.

Moody’s: reforma improvável

A agência de classificação de risco Moody’s avaliou nesta segunda-feira que a aprovação de uma reforma da Previdência no Brasil com “conteúdo significativo” é “improvável”. “O tempo está se esgotando para a atual proposta, e o apoio para ela está diminuindo, tornando as reformas significativas improváveis, algo negativo para o crédito soberano”, afirmou a agência em nota.

Para Japão, ameaça de Coreia do Norte é “crítica”

O ministro da Defesa japonês afirmou, nesta segunda-feira, que as ameaças da Coreia do Norte foram aumentadas para um nível crítico e iminente. Itsunori Onodera afirmou, durante um encontro com líderes da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, que o Japão está extremamente preocupado com os testes bélicos norte-coreanos e que os países devem responder ao país de maneira mais incisiva. Song Young-Moo, ministro da Defesa da Coreia do Sul, afirmou que o comportamento do vizinho está ficando cada vez mais provocativo, e o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, afirmou que as ameaças são regional e global.

Macri promete reformas

Após vitória nas eleições legislativas, o presidente argentino, Mauricio Macri, já planeja reformas econômicas. Macri afirmou, nesta segunda-feira, que vai estimular reformas tributária, trabalhista, previdenciária e política. Segundo ele, sua administração é caracterizada por um reformismo permanente que vai levar a Argentina ao progresso. Ontem, seu partido, Cambiemos, conquistou 14 dos 24 distritos do país e também terá maioria na Câmara dos Deputados e nove vagas no Senado.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Convenção para oficializar chapa Boulos-Marta em SP terá Lula e 7 ministros do governo

Convenção do PRTB e disputas judiciais podem barrar Pablo Marçal na disputa em SP; entenda

TSE divulga perfil do eleitor que vai às urnas em outubro; veja qual é

Brasil terá mais de 155 milhões de eleitores nas eleições municipais de 2024

Mais na Exame