As 10 melhores cidades para morar no Brasil, segundo a ONU
A agência de desenvolvimento global da Organização das Nações Unidas analisa dados públicos disponíveis para chegar ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal
Repórter de Lifestyle
Publicado em 30 de março de 2023 às 18h08.
Última atualização em 30 de março de 2023 às 18h33.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulga anualmente um ranking das cidades brasileiras com a melhor qualidade de vida. A lista é feita analisando não só a cidade mas também o entorno, com as regiões metropolitanas, considerando que as fronteiras quase inexistem quando falamos de grandes conglomerados urbanos.
A agência de desenvolvimento global da Organização das Nações Unidas (ONU) analisa dados públicos disponíveis para chegar ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). O índice não mede exatamente a qualidade de vida, mas tem indicadores atrelados a um melhor desenvolvimento humano como longevidade, educação e renda. O indicador varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano.
- As 10 principais causas de afastamento no trabalho em 2022
- Quem foi Jorge Lafond? O homenageado do Google desta quarta-feira
- SLC Sementes e Kothe Agro inauguram indústria de beneficiamento de sementes de soja em MT
- As 50 cidades mais violentas do mundo (o Brasil tem 10 na lista)
- Assista ao vivo: acompanhe o sorteio da Copa do Brasil 2023 pela sede da CBF
- Exportações de enlatados da China batem recorde em 2022
No ranking de 2022, a cidade de São Paulo (incluindo a região metropolitana) é a que tem a melhor qualidade de vida no Brasil,com um IDHM de 0,842. Em segundo lugar vem Florianópolis, em Santa Catarina, com um índice de 0,833, seguida de Curitiba, capital do Paraná, com IDHM de 0,810.
Melhores cidades para morar no Brasil
Melhores cidades do Brasil para fazer negócios
Também considerando dados de desenvolvimento humano e de qualidade de vida, anualmente a EXAME apresenta o ranking brasileiro com as Melhores Cidades para Fazer Negócios . Para a última lista, publicada em 2022, foram analisados municípios com mais de 100 mil habitantes, e em seis eixos econômicos: comércio, serviço, indústria, mercado imobiliário, educação e agropecuária.
O ranking é elaborado pela consultoria Urban Systems e publicado com exclusividade pela EXAME. Na nona edição, foram avaliados mais de 60 quesitos e indicadores somando as seis áreas econômicas, com análises referentes à infraestrutura de saneamento, transportes, mobilidade urbana, logística e telecomunicações. A fotografia foi feita com dados referentes até outubro do ano passado.
A cidade de São Paulo manteve a primeira colocação nos setores de comércio e mercado imobiliário. No eixo econômico de educação, liderado pela capital paulista em 2021, aparece a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, como a primeira colocada no ranking deste ano. Barueri, em São Paulo, manteve a primeira colocação em serviços. A melhor cidade para fazer negócios na área de indústria é a gaúcha Caxias do Sul, enquanto que no agronegócio é a goiana Rio Verde.