Brasil

Arthur do Val renuncia ao cargo de deputado estadual

Deputado enfrenta um processo na cassação na Assembleia Legislativa de São Paulo após o escândalo dos áudios sexistas sobre refugiadas da guerra na Ucrânia

Arthur do Val: O deputado afirma ser vítima de um processo imparcial na Alesp (Câmara dos Deputados/Divulgação)

Arthur do Val: O deputado afirma ser vítima de um processo imparcial na Alesp (Câmara dos Deputados/Divulgação)

AO

Agência O Globo

Publicado em 20 de abril de 2022 às 13h40.

Última atualização em 20 de abril de 2022 às 13h44.

O deputado estadual Arthur do Val (União), que enfrenta um processo de cassação na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), decidiu renunciar ao mandato nesta quarta-feira.

Do Val teve a cassação de seu mandato aprovada no Conselho de Ética da Casa na semana passada, por 10 votos a zero. Ele havia sido alvo de 20 representações na comissão, assinadas por deputados da esquerda à direita, após vazarem áudios de sua autoria com declarações sexistas a respeitos de mulheres ucranianas fugidas da guerra.

O deputado afirma ser vítima de um processo imparcial na Alesp e que o amplo direito de defesa "foi ignorado pelos deputados, que promovem uma perseguição política". Para ele, a renúncia seria uma forma de evitar que os votos das pessoas que o elegeram em 2018 fossem "subjugados" pela Assembleia.

— Sem o mandato, os deputados agora serão obrigados a discutir apenas os meus direitos políticos, e vai ficar claro que eles querem na verdade é me tirar das próximas eleições. Vou renunciar ao meu mandato em respeito aos 500 mil paulistas que votaram em mim — afirmou.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosMBL – Movimento Brasil Livre

Mais de Brasil

PT pede cassação de chapa do PL que elegeu Jair Renan Bolsonaro por suposta fraude na cota de gênero

Instituto Butantan pede registro de vacina contra dengue à Anvisa

Como dar entrada no seguro-desemprego? Veja o passo a passo