Brasil

Após dia de pouca chuva, cai nível dos reservatórios de SP

O Sistema Cantareira desceu 0,2 ponto porcentual


	Seca no Cantareira: o sistema chegou a 7,8% da sua capacidade
 (Divulgação/Sabesp)

Seca no Cantareira: o sistema chegou a 7,8% da sua capacidade (Divulgação/Sabesp)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de dezembro de 2014 às 09h37.

São Paulo - Com pouca chuva registrada, o nível dos seis principais reservatórios de São Paulo voltou a cair nesta segunda-feira, 08, de acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O principal deles, o Sistema Cantareira, desceu 0,2 ponto porcentual.

Responsável por abastecer 6,5 milhões de pessoas, o Cantareira chegou a 7,8% da sua capacidade, ante 8% do dia anterior. O cálculo já considera os 105 bilhões de litros da segunda cota do volume morto. Nenhum milímetro de chuva foi registrado sobre a região nas últimas 24 horas. Já a pluviometria acumulada na primeira semana de dezembro é de apenas 3,3 milímetros, que representa 1,5% da média histórica do mês, de 220,9 milímetros.

Essa é a 24ª queda consecutiva do volume armazenado de água no reservatório, que se manteve estável pela última vez no dia 14 de novembro, quando estava com 10,8% da sua capacidade. Quando a segunda reserva técnica foi acrescentada no cálculo, no dia 24 de outubro, o Cantareira passou a registrar 13,8% de capacidade, mas, desde então, já perdeu 5,8 pontos porcentuais.

Outros mananciais

O nível do Sistema Guarapiranga, que atende 4,9 milhões de habitantes, desceu 0,2 ponto porcentual, caindo de 32% para 31,8%. Já o Alto Tietê, responsável por abastecer 4,5 milhões de pessoas, caiu 0,1 ponto porcentual e está com 4,7% do volume total de água. Também não choveu sobre os dois mananciais.

Os sistemas Alto Cotia, Rio Grande e Rio Claro perderam 0,2, 0,3 e 0,6 ponto porcentual e estão com 29,5%, 62,2% e 28,8%, respectivamente. Juntos, os três mananciais atendem 3,1 milhões de pessoas. Sobre as regiões dos sistemas Alto Cotia e Rio Claro, choveu 0,2 milímetro nas últimas 24 horas.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaChuvasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstado de São PauloEstatais brasileirasSabespSaneamentoSecasServiços

Mais de Brasil

Após jovem baleada, Lewandowski quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Chuvas intensas atingem Sudeste e Centro-Norte do país nesta quinta; veja previsão do tempo