Brasil

Anvisa manda recolher molho de tomate após achar vidro no produto

Com isso, o lote do produto teve a sua comercialização, distribuição, importação, divulgação e consumo suspensos

 (Freepik/Divulgação)

(Freepik/Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 8 de janeiro de 2026 às 08h53.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quarta-feira, 7, o recolhimento de alimentos e suplementos após identificar riscos à saúde e irregularidades sanitárias. As medidas atingem um molho de tomate importado e suplementos alimentares de diferentes fabricantes.

Molho de tomate com pedaços de vidro

A Anvisa determinou o recolhimento do lote LM283 do molho de tomate Passata de Pomodoro Di Puglia, da marca Mastromauro Granoro. O lote teve a comercialização, distribuição, importação, divulgação e consumo suspensos em todo o país.

A decisão foi tomada após um alerta da rede europeia RASFF, sistema de troca rápida de informações sobre riscos graves em alimentos e rações. Segundo o aviso, o produto importado para o Brasil continha pedaços de vidro.

Suplementos com ingredientes irregulares

Outro produto afetado é o Neovite Visão, suplemento alimentar voltado à saúde ocular, da empresa BL Indústria Ótica Ltda. (Bausch Lomb). A ação fiscal atinge exclusivamente os lotes 25G073, S25C004, S25C003, S25C002 e S25G072.

Esses lotes estão proibidos de ser fabricados, importados, comercializados, distribuídos, divulgados e consumidos. A Anvisa identificou o uso de Capsicum annuum L., fruto da páprica, como fonte de zeaxantina, ingrediente não autorizado para suplementos alimentares.

Também foi constatado que a quantidade de Caramelo IV, produzido pelo processo sulfito-amônia, está acima do limite permitido.

A empresa informou à Anvisa o recolhimento voluntário dos lotes irregulares. Esse tipo de ação ocorre quando a própria fabricante identifica falhas ou não conformidades em seus produtos.

Produtos sem licença sanitária

A fiscalização também determinou a apreensão dos suplementos Vitamina C Sucupira com Unha de Gato Ervas Brasil e Suplemento Alimentar Colesterol Ervas Brasil, da empresa Ervas Brasil Indústria Ltda.

Os produtos estão proibidos de ser fabricados, comercializados, distribuídos, divulgados e consumidos. Segundo a Anvisa, a empresa não possui Licença Sanitária nem Alvará de Funcionamento.

A Anvisa apontou ainda o uso de ingredientes não autorizados em alimentos e a divulgação irregular dos suplementos da Ervas Brasil. A comunicação associa os produtos a benefícios funcionais e terapêuticos sem comprovação científica.

Acompanhe tudo sobre:Anvisatomate

Mais de Brasil

Helicóptero de passeio faz pouso de emergência no mar da Barra da Tijuca

Lula exonera Alckmin e Gleisi Hoffman para Eleições de 2026

Avião de pequeno porte cai no Rio Grande do Sul

Cartão de crédito será aceito em todas as estações do Metrô de SP, diz CEO da Autopass