Acompanhe:

Anvisa prepara viagem à China para avaliar fábrica da Coronavac

A Anvisa suspendeu 25 lotes da Coronavac, vacina fabricada pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Butantan, no último sábado, 4

Modo escuro

Continua após a publicidade
Anvisa: A agência destacou que o Instituto Butantan não apresentou o relatório de inspeção emitido pela autoridade sanitária da China (Amanda Perobelli/Reuters)

Anvisa: A agência destacou que o Instituto Butantan não apresentou o relatório de inspeção emitido pela autoridade sanitária da China (Amanda Perobelli/Reuters)

E
Estadão Conteúdo

Publicado em 9 de setembro de 2021 às, 15h22.

Última atualização em 9 de setembro de 2021 às, 15h25.

Após análise dos documentos apresentados pelo Instituto Butantan sobre a interdição de 12,1 milhões de doses de Coronavac, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na quarta-feira, 8, ter concluído que as informações recebidas "não respondem satisfatoriamente todas as incertezas". Com isso, a agência reguladora solicitou apoio ao Itamaraty para obter acesso a relatórios de inspeção completos da fábrica chinesa onde as doses foram envasadas e pretende enviar uma equipe técnica à China.

A Anvisa suspendeu 25 lotes da Coronavac, vacina fabricada pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Butantan, no último sábado, 4. Válida por 90 dias, a determinação foi tomada após o órgão constatar que o envasamento das doses ocorreu em uma linha de produção inaugurada na China durante a pandemia. O governo de São Paulo informou em coletiva que, a fim de resolver a interdição, o Instituto Butantan encaminhou informações adicionais à agência na manhã desta quarta. "Não há mais nenhuma pendência", afirmou o governador João Doria (PSDB).

Em nota, a agência reguladora apontou que, após a reunião ocorrida na última segunda-feira, 6, recebeu as seguintes documentações do Instituto Butantan:

Formulário de não conformidades de inspeção ocorrida entre 24 e 26 de fevereiro de 2021.

Formulário de não conformidades de inspeção ocorrida entre 16 e 18 de fevereiro de 2021.

Planos de ação elaborados pela Sinovac para ambas as inspeções.

Declaração da Sinovac informando que a Beijing Municipal Medical Products Administration é reconhecida pela NMPA (autoridade regulatória da China para medicamentos).

Análise de risco do Butantan sobre os lotes impactados.

A agência destacou que o Instituto Butantan não apresentou, contudo, o relatório de inspeção emitido pela autoridade sanitária da China, que seria "essencial para avaliação das condições de aprovação da planta, que podem incluir compromissos e condicionantes para permitir a operação no local". Segundo a agência, os formulários de não conformidades apresentados inclusive "reforçam as preocupações da Anvisa relacionadas às práticas assépticas e rastreabilidade dos lotes".

  • Quer saber tudo sobre o ritmo da vacinação contra a covid-19 no Brasil e no Mundo? Assine a EXAME e fique por dentro.

Últimas Notícias

Ver mais
Anvisa alerta sobre repelentes adequados contra o mosquito da dengue
Brasil

Anvisa alerta sobre repelentes adequados contra o mosquito da dengue

Há um mês

Butantan deve pedir registro de nova vacina contra a dengue até julho
Brasil

Butantan deve pedir registro de nova vacina contra a dengue até julho

Há um mês

Pesquisadores encontram pelo de rato e fragmentos de inseto em amostras de tempero 
Um conteúdo Bússola

Pesquisadores encontram pelo de rato e fragmentos de inseto em amostras de tempero 

Há 2 meses

Butantan desenvolve teste que detecta leptospirose em estágio inicial
Brasil

Butantan desenvolve teste que detecta leptospirose em estágio inicial

Há 2 meses

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais