Brasil

Aneel eleva taxa de retorno para distribuidoras em revisão

A Aneel aprovou um aumento na taxa de retorno sobre investimentos das distribuidoras que será considerada no quarto ciclo de revisão tarifária das companhias


	Energia elétrica: revisões tarifárias periódicas ocorrem a cada quatro ou cinco anos
 (Agência Brasil)

Energia elétrica: revisões tarifárias periódicas ocorrem a cada quatro ou cinco anos (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2015 às 15h55.

Brasília - A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira um aumento na taxa de retorno sobre investimentos das distribuidoras de energia que será considerada no quarto ciclo de revisão tarifária das companhias, que começa a ser aplicado neste ano.

O custo médio ponderado de capital (WACC, na sigla em inglês), utilizado para calcular a remuneração dos investimentos realizados pelas concessionárias de distribuição, será de 8,09 por cento, um aumento em relação à proposta inicial da agência, que era de 7,16 por cento, e ao praticado no ciclo de revisão tarifária anterior, quando ficou em 7,5 por cento.

O índice aprovado foi visto por analistas como positivo para as distribuidoras de energia. "Depois de revelar propostas positivas para perdas de energia..., o regulador lançou outro documento favorável ao mercado, todos necessários para atrair investimentos adicionais ao setor e reconquistar a confiança dos investidores", escreveram analistas do BTG Pactual em relatório.

As revisões tarifárias periódicas ocorrem a cada quatro ou cinco anos, dependendo do contrato da empresa, e são mais complexos do que os reajustes anuais, envolvendo uma ampla análise dos custos e receitas das empresas.

O quarto ciclo de revisões periódicas começa este ano, sendo que as primeiras companhias a passarem por ele são a Coelce (CE), em 22 de abril, e a Eletropaulo, em 4 de julho.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaServiçosEnergiaAneel

Mais de Brasil

'Tariflávio'? Governo Lula transforma defesa do Pix em arma eleitoral contra Flávio Bolsonaro

Discussão sobre fim da escala 6x1 'não tem razão de existir', diz presidente da Fiems

Filha do Silvio Santos será vice do Caiado? Entenda as articulações no PSD

Sem mencionar Flávio, Alckmin diz que 'sabotadores' e 'falsos patriotas' prejudicam diálogo com EUA