Brasil

Alckmin nomeia Marcelo Knobel para cargo de reitor da Unicamp

O físico ficará no cargo por quatro anos e será o 12º reitor na linha de sucessão de Zeferino Vaz (1966-1978), fundador da Unicamp

Unicamp: com 52,6% dos votos, Knobel venceu em primeiro turno a consulta à comunidade para escolha do novo reitor (Creative Commons/Wikimedia Commons)

Unicamp: com 52,6% dos votos, Knobel venceu em primeiro turno a consulta à comunidade para escolha do novo reitor (Creative Commons/Wikimedia Commons)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de abril de 2017 às 22h09.

O governador Geraldo Alckmin nomeou nesta terça-feira, 4, o físico Marcelo Knobel, de 48 anos, para o cargo de reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com 52,6% dos votos, Knobel venceu em primeiro turno a consulta à comunidade para escolha do novo reitor.

O físico ficará no cargo por quatro anos e será o 12º reitor na linha de sucessão de Zeferino Vaz (1966-1978), fundador da Unicamp. A nomeação vai ser publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 5.

Knobel é professor titular do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) e foi pró-reitor de Graduação da Unicamp entre 2009 e 2013.

A química Tereza Atvars será sua vice-reitora. Ela foi pró-reitora de Pós-Graduação da instituição entre 2005 e 2009 e pró-reitora de Desenvolvimento Universitário de 2013 a 2016.

Em entrevista,em 20 de março, Knobel disse que a crise financeira pela qual a instituição atravessa continuará a ser o grande desafio da gestão.

A Unicamp terminou o ano passado com um déficit de R$ 229,5 milhões, já que gastou mais com a folha de pagamento dos servidores do que os R$ 1,98 bilhão que recebeu do governo do Estado - principal fonte de receita da instituição.

Para Knobel, o momento exigirá uma gestão financeira moderna e eficiente. Ele também defendeu que será necessário um maior diálogo com o governo estadual.

Acompanhe tudo sobre:UnicampGeraldo Alckmin

Mais de Brasil

Em meio à disputa na Justiça, CNH sem autoescola já vale em 16 estados

Litoral Norte de SP terá alerta máximo para temporais na próxima semana

Bolsonaro não passará por novo procedimento nesta sexta, diz boletim médico

Onda de calor: Brasil registra altas temperaturas nos próximos dias