Brasil

A RJ da Oi; O banco da propina…

Oi pede recuperação judicial  A operadora de telefonia Oi pediu recuperação judicial no início da noite desta segunda-feira. No total, a empresa incluiu 65 bilhões de reais em dívidas. Esse é o maior pedido de recuperação judicial já protocolado no Brasil. O recorde anterior pertencia à companhia de óleo e gás OGX, que tinha dívidas de […]

OI: o governo estuda conceder às empresas de telefonia incentivos que podem ir de 40 a 100 bilhões de reais / Germano Lüders

OI: o governo estuda conceder às empresas de telefonia incentivos que podem ir de 40 a 100 bilhões de reais / Germano Lüders

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2016 às 06h59.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h20.

Oi pede recuperação judicial 

A operadora de telefonia Oi pediu recuperação judicial no início da noite desta segunda-feira. No total, a empresa incluiu 65 bilhões de reais em dívidas. Esse é o maior pedido de recuperação judicial já protocolado no Brasil. O recorde anterior pertencia à companhia de óleo e gás OGX, que tinha dívidas de 11,2 bilhões de reais em 2013. A Oi também anunciou um acordo com o BNDES para suspender o pagamento de sua dívida por um prazo de 180 dias. Antes do pedido de recuperação ser anunciado, as ações da companhia fecharam mais um dia em queda. Os papéis preferenciais caíram 10%; e os ordinários, 5,9%.

_

Luz no horizonte

O presidente interino Michel Temer selou um acordo com governadores sobre as dívidas dos estados com a União que suspende o pagamento até o final de 2016. Em janeiro, os governadores voltarão a pagar com uma parcela que sobe 5,55% ao mês. Em julho de 2018, voltarão a pagar o valor integral da dívida. Segundo Temer, estados que obtiveram liminares para impedir pagamentos terão 24 meses para honrar suas dívidas a partir de julho. Como contrapartida dos estados, será inserida a limitação de gastos públicos estaduais na PEC que tramita no Congresso que trata dos gastos da União. O interino classificou o acordo como uma “luz” que se acendeu no horizonte.

O banco da propina 

O operador ligado à Odebrecht Vinícius Veiga Borin revelou à Lava-Jato que a empreiteira e a cervejaria Petrópolis, dona da marca Itaipava, compraram o Meinl Bank Antígua, no Caribe, para repassar propinas no exterior. Borin informou também que a movimentação financeira da instituição foi de pelo menos 1,6 bilhão de dólares. Segundo ele, as transferências “suspeitas” somaram pelo menos 132 milhões de dólares. O executivo trabalhou no banco de 2006 a 2010.

Negociações na Gol

A companhia aérea Gol anunciou uma mudança nas condições de troca de títulos de dívidas com seus credores. Pelos cálculos de analistas do banco BTG Pactual, com o novo acordo, investidores devem ter perdas de 45% sobre o valor dos títulos, ante as perdas de 68% anteriormente. Segundo os analistas do BTG Renato Mimica e Samuel Alves, os termos tornaram a oferta mais atrativa e com isso a chance de sucesso é maior. Até então, apenas 18% dos credores haviam aceitado a proposta da Gol, agora o banco Bradesco BBI estima que a taxa de aceitação passará dos 50%.

_

Ajuda aos Correios

O Ministério da Fazenda autorizou nesta segunda-feira o aumento dos preços dos serviços prestados pelos Correios. O reajuste médio é de 10,7%. É mais uma medida para ajudar a companhia a sair vermelho, mas ainda depende da autorização do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para entrar em vigor. A empresa terminou 2015 com prejuízo de 2,1 bilhões de reais e as projeções são que o dinheiro em caixa termine no segundo semestre deste ano.

_

Força-tarefa no BNDES

A diretora de infraestrutura e meio ambiente do BNDES, Marilene Ramos, disse nesta segunda-feira que o banco criou uma força-tarefa para avaliar pedidos de empréstimos pendentes desde o governo passado. “Há alguns problemas de apresentação de garantias pelos tomadores. Isso sendo resolvido, o projeto sairá. Obviamente tem sido difícil porque muitos desses projetos envolvem empresas que hoje estão na Lava-Jato”, disse. Marilene não estimou quando as pendências serão resolvidas.

Peixe na disputa

Embaralhando a corrida eleitoral, o senador Romário Farias voltou atrás e anunciou nesta segunda-feira sua pré-candidatura à prefeitura do Rio de Janeiro. O agora pré-candidato afirmou que se sente preparado para a função, embora nunca tenha exercido um cargo executivo, e que está pronto para “os baixos ataques que sofrerei durante a campanha”. O ex-atacante aproveitou para alfinetar os adversários: “Quando me candidatei ao Senado, falaram em falta de experiência. Hoje a gente vê o quadro político e vê que os mais experientes estão indo parar em cana”.

A fila do “fora, Maduro” 

Eleitores venezuelanos fizeram fila nesta segunda-feira para validar suas assinaturas a favor da abertura de um referendo sobre a permanência do presidente Nicolás Maduro no poder. O CNE, órgão eleitoral venezuelano, já rejeitou 600.000 dos 2 milhões de assinaturas coletadas pelos oposicionistas. Durante essa fase do processo, são necessárias 200.000 assinaturas — o equivalente a 1% dos eleitores venezuelanos. Em seguida, a oposição deve angariar 4 milhões de pessoas favoráveis a um referendo sobre a permanência de Maduro. Se Maduro perder uma votação desse tipo, o conselho eleitoral é obrigado a convocar novas eleições ainda neste ano.

Walmart se reforça na China

A rede varejista Walmart anunciou nesta segunda-feira que vai adquirir 5% das ações da chinesa JD.com — segunda maior companhia de comércio online do país, atrás apenas do Alibaba. Em nota, o presidente do Walmart, Doug McMillon, disse que a operação vai possibilitar uma “poderosa combinação entre o e-commerce e o varejo”. Por meio do acordo, Walmart e JD unirão suas cadeias de fornecimento. A rede americana estima que a China será origem de 25% do mercado de varejo nos próximos anos.

A inteligência artificial do Twitter

A empresa de tecnologia Twitter anunciou a compra de uma startup londrina de inteligência artificial chamada Magic Pony Technology. O sistema da Pony Technology funciona aprendendo padrões de comportamento em imagens, podendo facilitar o compartilhamento de fotos e vídeos no Twitter. O negócio está estimado em 150 milhões de dólares, embora os valores oficiais não tenham sido divulgados. Essa é a terceira empresa de inteligência artificial que o Twitter adquire desde 2014.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Ministro de Minas e Energia busca investimentos da ADNOC em gás e fertilizantes no Brasil

Lula se reúne com ministros nesta sexta para discutir sobre Meta e regulamentação das redes

Ubatuba: pista sem extensão adequada para avião foi 'selecionada pelo piloto', diz aeroporto

Ministério Público vai apurar acidente de avião em Ubatuba