Brasil

À meia-noite, adiante os relógios em 1 hora

Na madrugada deste domingo, os Estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar os relógios em uma hora.


	Sol: este é o 38.º ano em que o governo adota o horário de verão
 (Laurence Griffiths/Getty Images)

Sol: este é o 38.º ano em que o governo adota o horário de verão (Laurence Griffiths/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 18h50.

O horário de verão começa à meia-noite de hoje e terminará à zero hora de 16 de fevereiro. Na madrugada deste domingo, os Estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar os relógios em uma hora. A redução no consumo deve ser de 5%, em função da menor demanda por energia no horário de pico, entre 19 e 21 horas.

Este é o 38.º ano em que o governo adota o horário de verão. Nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, a economia prevista pelo governo federal é de 2.065 MW, enquanto na Região Sul a diminuição deve ser de 630 MW.

Em São Paulo, a SPTrans e o Metrô irão adaptar suas operações para a mudança de horário. Nas estações do Metrô, a hora "perdida" será compensada postergando o fechamento para as 2h da manhã, inclusive na Linha Amarela, operada pela ViaQuatro. A reabertura será às 4h40 do novo horário.

Este esquema de funcionamento também vale para os trens da CPTM e para a EMTU, com a diferença de que os serviços retornam às 4h. A SPTrans divulgou que o sistema municipal de transporte público irá operar normalmente durante a mudança de horário.

Economia

Ao todo, 11 Estados adotaram a mudança de horário proposta pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A medida terá duração total de 119 dias. A previsão é de que seja feita uma economia de R$ 400 milhões. O valor é mais que o dobro do apurado em 2012, quando o horário de verão diminuiu os gastos em R$ 160 milhões.

Serviços

Os correntistas da Caixa Econômica Federal devem se precaver durante a madrugada de amanhã, pois o sistema ficará indisponível por 1h30, para manutenção. Assim que o relógio for adiantado para as 1h da manhã, o banco irá interromper as salas de autoatendimento, o Internet Banking, os cartões de débito e os serviços nos terminais do Banco 24Horas. Usuários de cartões de crédito não serão afetados.

Clientes de outras bandeiras bancárias não terão que se preocupar com esse tipo de problema durante a passagem para o horário de verão. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Horário de verão

Mais de Brasil

Quem são as vítimas da queda de avião em Gramado?

“Estado tem o sentimento de uma dor que se prolonga”, diz governador do RS após queda de avião

Gramado suspende desfile de "Natal Luz" após acidente aéreo

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo em Gramado