Xiaomi desbanca Samsung no maior mercado de smartphones

Participação da Samsung no mercado chinês caiu 15% no último trimestre e registrou a primeira queda de liderança da empresa na China desde 2011

São Paulo - A fabricante chinesa Xiaomi ultrapassou a Samsung em número de vendas de smartphones na China pela primeira vez em 2014.

A participação da Samsung no mercado chinês caiu 15% no último trimestre e registrou a primeira queda de liderança da empresa na China desde 2011.

Segundo dados da consultoria Canalys, a Xiaomi vendeu 15 milhões de smartphones no primeiro semestre de 2014, enquanto a Samsung vendeu 13,2 milhões.

De acordo com a consultoria, a Xiaomi adotou uma sólida estratégia de ampliar o volume de aparelhos vendidos no mercado, aliada a produtos com preços baixos e marketing focado.

A China é o país com o maior número de usuários de celular do mundo e representa 37% do mercado global. E devido ao sucesso no país, a Xiaomi pretende expandir suas operações para outros locais a partir do próximo ano incluindo México, Tailândia, Indonésia, Rússia e Turquia.

O brasileiro Hugo Barra, ex-vice-presidente do Android, assumiu no ano passado o cargo de vice-presidente global da Xiaomi para liderar a expansão internacional da empresa e em março deste ano se reuniu com entidades nacionais para preparar a chegada dos produtos da companhia no Brasil. Mas a chegada ao mercado brasileiro ainda não tem uma data prevista.

Para a consultoria a Xiaomi precisa reforçar sua marca internacionalmente, localizando serviços e ofertas para os diferentes mercados onde se expandir. E os números atuais de vendas da empresa na China já ajudam a demonstrar o potencial da fabricante para além da Ásia.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.