Tecnologia

WhatsApp fora do ar? Veja 5 aplicativos alternativos para se comunicar

A EXAME criou uma lista com algumas opções de aplicativos de mensagens para quando o WhatsApp para de funcionar

O aplicativo Signal é um dos aplicativos de mensagem que mais cresceu em 2021 (Chesnot/Getty Images)

O aplicativo Signal é um dos aplicativos de mensagem que mais cresceu em 2021 (Chesnot/Getty Images)

LP

Laura Pancini

Publicado em 19 de março de 2021 às 15h13.

Última atualização em 4 de outubro de 2021 às 13h11.

Nesta sexta-feira (19), o WhatsApp mostrou instabilidade para usuários de diversos países, indicando uma falha global. O Instagram e o Facebook, outras redes sociais de Zuckerberg, também ficaram fora do ar.

Como se comunicar com parentes, amigos e colegas de trabalho quando o aplicativo de conversa mais usado pelos brasileiros para de funcionar? A EXAME separou uma lista com os melhores apps de mensagens para celular e computador. Veja:

Signal

Escolha de Elon Musk, Jack Dorsey e Edward Snowden, o Signal é uma organização sem fins lucrativos que não coleta nenhum dado de seu usuário. Com criptografia de ponta a ponta em todos os serviços oferecidos na plataforma, não há como o aplicativo acessar seus contatos, grupos, mensagens, imagens ou pesquisas, diferente dos outros aplicativos.

Ele está disponível na App Store e na Google Play.

Telegram

Com quase 40 milhões de instalações em fevereiro de 2021, de acordo com dados do SensorTower, o Telegram é uma opção que só cresce entre usuários. Além de ter todas as funcionalidades do WhatsApp, ele suporta grupos de até 200.000 membros e não tem limites para o tamanho das mídias e chats.

A criptografia ponta a ponta do Telegram é apenas para os chats "secretos", ferramenta que também é única do aplicativo. Ainda há criptografia nas conversas e grupos normais, mas elas passam pela nuvem da plataforma.

Além do chat secreto, o Telegram oferece mensagens autodestrutivas. Seus donos prometem nunca vender a empresa, como seu concorrente WhatsApp, ou exibir anúncios.

É possível encontrá-lo na App Store e na Google Play.

Messenger

Do Facebook, o aplicativo de mensagens não protege seus dados como Telegram e Signal, mas te dá a possibilidade de conversar com amigos do Facebook, seguidores do Instagram e, em breve, até quem você tem adicionado na plataforma de realidade virtual do Facebook, a Oculus.

Suas ferramentas para assistir filmes com amigos, reconhecimento facial para desbloquear o app e temas personalizados para cada bate-papo também são um destaque para alguns usuários.

Instale o aplicativo pela App Store ou Google Play.

Hangouts

O Google Hangouts é uma plataforma de comunicação para troca de mensagens, chamadas de voz e videochamadas. Nela, o usuário pode criar chats com grupos de até 100 pessoas e videochamadas para até 10.

O usuário pode acessar o Hangouts pelo site ou baixando o aplicativo pela App Store ou Google Play.

Skype

Mais tradicional, o Skype é uma ferramenta fácil para chamadas de vídeo, bate-papos ou ligações. Ele conta com uma opção de "Reunir Agora" em seu site para quem tem pressa e precisa fazer uma videochamada gratuita, sem instalar um aplicativo ou criar uma conta.

Para quem quer ter uma conta, é possível acessar a ferramenta pelo site, baixando o aplicativo para computador ou na App Store e no Google Play.

Acompanhe tudo sobre:FacebookInstagramWhatsAppTelegram

Mais de Tecnologia

Grupo Smart Fit aposta em app único para expandir rede de estúdios

WhatsApp prepara recurso de segurança para menores no Brasil

Spotify vai vender livros físicos para competir com Amazon

EXCLUSIVO: Ministério de Minas e Energia foi invadido e espionado por grupo hacker asiático