Tecnologia

Warner Bros. envia multa para internauta que compartilhou episódio de “Friends”

A empresa diz no documento que aprecia o fato de o internauta ser fã da série, mas adiciona que compartilhar material protegido por direitos de autor é uma ofensa grave

friends (Getty Images)

friends (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2015 às 07h27.

Não é novidade que a pirataria online é uma séria ameaça aos grandes estúdios de Hollywood. O impressionante é saber que séries e filmes antigos ainda geram receita o suficiente para que eles briguem por seus direitos autorais. Nesta semana, o site especializado Torrent Freak teve acesso a um documento da Warner Bros. em que o estúdio cobra uma multa para um usuário que compartilhou um episódio da série Friends, que deixou de ser gravada há mais de uma década.

A empresa diz no documento que aprecia o fato de o internauta ser fã da série, mas adiciona que compartilhar material protegido por direitos de autor é uma ofensa grave. "Embora a WB entenda e aprecie o fato de que você é um fã de nosso conteúdo, o upload e o download não autorizados de seus conteúdos protegidos por direitos de autor é um assunto sério", diz a carta.

"O seu provedor de serviço pode ser suspenso se este assunto não for resolvido. Você também pode ser responsável por penalidades civis substanciais pela violação de direitos autorais”, diz o documento. Para tentar resolver o assunto, o estúdio oferece ao titular da conta a opção de pagar 20 dólares para evitar problemas futuros.

"O dano de sua conduta para a WB é substancialmente superior a US$ 20, mas no interesse de parar sua violação do conteúdo da WB permanentemente, estamos preparados para fazer-lhe esta oferta de acordo", diz o aviso.

Segundo o TF, esta não é a primeira vez que a Warner envia multas para quem utiliza seu conteúdo de forma ilegal. A empresa começou a enviar para assinantes de internet nos EUA há dois anos. Na época, o estúdio disse ao site que a intenção do movimento era “desencorajar futuras atividades não autorizadas”.

No entanto, ainda de acordo com o site, a Warner Bros. e a Rightscorp, empresa por trás da ação, foram processadas por abuso e assédio por diversas pessoas acusadas de fazer download ilegal.

Fonte: Torrent Freak.

Acompanhe tudo sobre:INFOLegislaçãoProgramas de TVSéries americanas

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025