Tecnologia

Walmart participa de investimento bilionário em startup de carro autônomo

Walmart em interesse em serviço de delivery em parceria com empresa

Cruise, que pertence à GM, recebeu aporte de 2,75 bilhões de dólares (Elijah Nouvelage/Reuters)

Cruise, que pertence à GM, recebeu aporte de 2,75 bilhões de dólares (Elijah Nouvelage/Reuters)

TL

Thiago Lavado

Publicado em 16 de abril de 2021 às 09h13.

O Walmart anunciou que está investindo na startup de carros autônomos Cruise, em uma rodada de investimento que levantou 2,75 bilhões de dólares para a empresa.

No início do ano, a Cruise já havia anunciado outro aporte bilionário, de 2 bilhões de dólares, com grandes nomes à frente, como as montadoras GM e Honda e também Microsoft.

O interesse do Walmart na empresa é expandir sua participação no varejo online e fazer frente à Amazon com entregas mais rápidas e melhores. A Cruise e o Walmart anunciaram no final do ano passado que ambas as empresas dariam início a um projeto de delivery no estado do Arizona, nos EUA.

A Cruise foi adquirida pela GM em 2016, e desde então a gigante investiu bilhões na empresa e procurou financiamento adicional junto a investidores externos.

 

A startup afirma estar a apenas alguns anos de lançar um serviço comercial de carros autônomos. O plano é ter um serviço de táxis que dirigem sozinhos em Dubai em 2023. O CEO da empresa, Dan Ammann, já afirmou à Bloomberg que pretende ter um serviço comercial em São Francisco antes disso.

Apesar da empolgação, o mercado de carros autônomos vem sofrendo vários reveses nos últimos anos. A própria Cruise já prometeu no passado que já teria algum serviço com funcionamento autônomo na atualidade, o que não aconteceu.

No final do ano passado, a Uber desistiu da ideia de desenvolver carros autônomos internamente e vendeu sua divisão voltada para o assunto para a concorrente Aurora, financiada por gigantes como Amazon e Sequoia. A empresa investiu 2,5 bilhões no projeto em 5 anos, mas viu poucos avanços e muitas brigas internas, problemas judiciais e atrasos.

Mais recentemente, a Waymo, empresa de carros autônomos do Google, também passou por mudanças, com a saída do CEO John Krafcik.

 

 

Acompanhe tudo sobre:CarrosCarros autônomosGM – General MotorsInteligência artificialWalmart

Mais de Tecnologia

Quem é Ross Ulbrich? Fundador de marketplace de drogas recebeu perdão de Trump

Microsoft investe em créditos de carbono no Brasil

Apple está perto de conseguir um acordo para liberar as vendas do iPhone 16 na Indonésia

Musk, MrBeast ou Larry Ellison: quem vai levar o TikTok?