Walmart participa de investimento bilionário em startup de carro autônomo

Walmart em interesse em serviço de delivery em parceria com empresa

O Walmart anunciou que está investindo na startup de carros autônomos Cruise, em uma rodada de investimento que levantou 2,75 bilhões de dólares para a empresa.

No início do ano, a Cruise já havia anunciado outro aporte bilionário, de 2 bilhões de dólares, com grandes nomes à frente, como as montadoras GM e Honda e também Microsoft.

O interesse do Walmart na empresa é expandir sua participação no varejo online e fazer frente à Amazon com entregas mais rápidas e melhores. A Cruise e o Walmart anunciaram no final do ano passado que ambas as empresas dariam início a um projeto de delivery no estado do Arizona, nos EUA.

A Cruise foi adquirida pela GM em 2016, e desde então a gigante investiu bilhões na empresa e procurou financiamento adicional junto a investidores externos.

 

A startup afirma estar a apenas alguns anos de lançar um serviço comercial de carros autônomos. O plano é ter um serviço de táxis que dirigem sozinhos em Dubai em 2023. O CEO da empresa, Dan Ammann, já afirmou à Bloomberg que pretende ter um serviço comercial em São Francisco antes disso.

Apesar da empolgação, o mercado de carros autônomos vem sofrendo vários reveses nos últimos anos. A própria Cruise já prometeu no passado que já teria algum serviço com funcionamento autônomo na atualidade, o que não aconteceu.

No final do ano passado, a Uber desistiu da ideia de desenvolver carros autônomos internamente e vendeu sua divisão voltada para o assunto para a concorrente Aurora, financiada por gigantes como Amazon e Sequoia. A empresa investiu 2,5 bilhões no projeto em 5 anos, mas viu poucos avanços e muitas brigas internas, problemas judiciais e atrasos.

Mais recentemente, a Waymo, empresa de carros autônomos do Google, também passou por mudanças, com a saída do CEO John Krafcik.

 

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.