A assistente Siri ganha inteligência no iPhone 5 imaginado pelo estúdio de animação Aatma (Aatma / Reprodução)
Maurício Grego
Publicado em 5 de setembro de 2012 às 17h09.
São Paulo — O iPhone 5 pode trazer tela de 4 polegadas, conexão 4G e novo conector de dados, mas nada disso é revolucionário. O pessoal do estúdio de animação Aatma tem ideias mais arrojadas sobre o novo smartphone da Apple, como a possibilidade de, com um toque na tela, transformá-lo em iPad mini.
Uma impressionante animação foto-realista criada pelos designers do Aatma mostra um iPhone 5 com carregamento de bateria sem fio (como os novos modelos da linha Lumia, da Nokia) e leitor de impressões digitais integrado à tela, que é maior que a atual, é claro. Afinal, o smartphone da Apple ficou pequeno perto de rivais com tela gigante como o Galaxy S III, da Samsung (que agora é o smartphone mais vendido nos Estados Unidos).
O iPhone 5 do vídeo também traz uma versão muito aperfeiçoada da assistente Siri, capaz de se comunicar com outras máquinas. Quando o smartphone é ligado, ela faz um relatório com alertas e atualizações, como uma secretária falando com o chefe no início do expediente.
Mas a tecnologia mais revolucionária – e com jeito de ficção científica – demonstrada no vídeo é o que o pessoal do Aatma chama de eletrônica elástica. O usuário faz um movimento de pinça com os dedos e, em vez de ampliar apenas uma foto na tela, amplia o smartphone inteiro, transformando-o num iPad mini.
É algo que ficaria bem num filme da série O Exterminador do Futuro, por exemplo. Obviamente, as chances de essa tecnologia se materializar na semana que vem, quando a Apple deve apresentar o iPhone 5, são nulas. Ainda assim, o vídeo impressiona. Confira a seguir.