Tecnologia

Veja o que acontece quando aquecemos uma bateria de íon-lítio

Pesquisa de universidade de Londres visa melhorar segurança das baterias

bateria (Reprodução)

bateria (Reprodução)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 1 de maio de 2015 às 16h45.

As baterias de íon-lítio estão por toda parte. No seu smartphone, no tablet e até na sua câmera digital. Populares por serem recarregadas com eletricidade, poupando o meio ambiente de uma enxurrada de pilhas tradicionais, é preciso realizar pesquisas de segurança antes que essas baterias possam ser adotadas em mais aparelhos. É isso que fez a University College London. Filmando com uma câmera 3D que capta imagens termais, os pesquisadores da universidade inglesa aqueceram uma bateria de íon-lítio a 250º C.

Segundo um artigo publicado na revista científica Nature, a mudança na temperatura levou à desestabilização, aumentando o risco de curto-circuito e de danificação de componentes próximos. Ao atingir 1 000° C, as partes internas de cobre derreteram e houve uma fuga térmica.

Situações como essas não são comuns, mas estudar o que acontece nesses cenários ajuda a entender como as baterias de íon-lítio se comportam durante falhas. Com esse conhecimento, é possível que os pesquisadores trabalhem em técnicas para torná-las mais seguras.

yt thumbnail

Outras experiências, sem tanto cunho científico, já foram feitas por internautas no YouTube. Recentemente, um vídeo do canal “EverythingApplePro” mostrou como os smartphones Galaxy S6 e o iPhone 6 lidam com o fogo. Perceba a explosão que acontece quando a chama esquenta a bateria.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Indústria eletroeletrônicaINFOSmartphones

Mais de Tecnologia

Curas 'milagrosas' contra infertilidade inundam as redes sociais

Número de profissionais em cargos de cibersegurança cresceu 4,5% entre 2023 e 2024

Anatel libera ativação do sinal 5G para mais 506 municípios

Intel tem queda de 21,5% no pré-mercado – e deve demitir até 15 mil funcionários

Mais na Exame