Tecnologia

Twitter revela o que usuários pensam de candidatos

Para São Paulo, a pesquisa contabilizou um total de 4.598 tuítes, considerando um total de 19 pré-candidatos

Twitter, tela de laptop: Segundo o estudo, Serra é citado como líder nas pesquisas, mas com alto índice de rejeição (Getty Images)

Twitter, tela de laptop: Segundo o estudo, Serra é citado como líder nas pesquisas, mas com alto índice de rejeição (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2012 às 16h28.

São Paulo - Uma pesquisa conduzida pela empresa de análise E.life e divulgada nesta quarta-feira (27) revela os principais tópicos apontados pelos usuários do Twitter em relação aos pré-candidatos à prefeitura de quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Para São Paulo, a pesquisa contabilizou um total de 4.598 tuítes, considerando um total de 19 pré-candidatos.

José Serra (PSDB), citado 35% dos posts; Fernando Haddad (PT), em 26,5%; Gabriel Chalita (PMDB), em 11,3%; Soninha Francine (PPS), em 10,2%; e Celso Russomanno (PRB), em 6,8%; aparecem entre os mais falados.

Segundo o estudo, no Twitter Serra é citado como líder nas pesquisas, mas com alto índice de rejeição. O político também é lembrado por suas antigas gestões incompletas à frente da Prefeitura e do Governo do Estado.

Já as mensagens que citam o petista Fernando Haddad fazem referência ao apoio dado pelo neurocientista Miguel Nicolelis (usuário popular dentro da rede de microblog), fazem elogios e criticas ao ex-presidente Luis Inácio Lula, e citam a então aproximação - depois consolidada – dos petistas com o PSB, de Paulo Maluf.

Já o deputado Gabriel Chalita é lembrado por ter votado a favor do novo Código Florestal; Soninha Francine por suas declarações à respeito da pane do metrô; e Celso Russomanno por sua aproximação com Netinho de Paula e com Chalita.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a pesquisa listou sete possíveis pré-candidatos: Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), Clarissa Garotinho (PR), Eduardo Paes (PMDB), Marcelo Freixo (PSOL), Otávio Leite (PSDB), Rodrigo Maia (DEM) e Stepan Nercessian (PPS).


Freixo (PSOL) aparece citado em 52,3% das mensagens relacionadas. O atual prefeito, Eduardo Paes (PMDB), ficou com 35,3%.

Freixo é lembrado pelos cariocas por uma entrevista concedida a um programa de TV e pelo apoio recebido do cantor Chico Buarque. Já Paes é associado à sua atual gestão, a sua posição em relação às bicicletas na cidade e por sugerir tornar o Rio em uma capital gay.

Belo Horizonte e Porto Alegre

Em Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB) e Délio Malheiros (PV) dividiram as atenções, com 83,4% e 7,6% dos posts, respectivamente.

Já em Porto Alegre, o atual prefeito José Fortunati (PDT) foi o mais citado, com 56,9% dos tuítes. A segunda colocação ficou com Manuela d’Ávila (PCdoB), mencionada em 35,4% dos posts.

A pesquisa monitorou usuários da rede social das quatro cidades durante o último mês de maio.

Para o levantamento, foram considerados pré-candidatos que tiveram maior volume de posts, independentemente de pareceres positivos ou negativos.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetInternetRedes sociaisTwitter

Mais de Tecnologia

Mudança no algoritmo do Google impacta proprietários de pequenas empresas online

Google fará parceria com BlackRock para ampliar energia solar em Taiwan

Fusão do Paramount+ pode significar competição mais acirrada para Netflix e Disney; entenda

O foguete que o Brasil pretende lançar a partir do Maranhão

Mais na Exame