TVA e Samsung iniciam testes de tecnologia Wi-Max em maio
Rede sem fio será implantada em três regiões da capital paulista para avaliar seu desempenho
Da Redação
Publicado em 25 de maio de 2011 às 19h49.
A Samsung e a TVA, operadora de TV paga do Grupo Abril (que edita EXAME), começarão a testar a tecnologia de Wi-Max móvel na cidade de São Paulo entre maio e junho deste ano. O contrato para iniciar a fase de testes foi assinado nesta terça-feira (7/3). A parceria começou em novembro, quando as companhias fecharam um acordo para realizar estudos de viabilidade técnica e comercial para a implantação da rede de banda larga sem fio na capital paulista. Se os testes forem bem-sucedidos, o início da operação comercial está previsto para o final do ano.
Os testes ocorrerão em três áreas da cidade. A primeira será a região da avenida Paulista, na qual a tecnologia será avaliada quanto à capacidade de resistir a interferências. A segunda será o centro, devido à sua densidade de edifícios. Por fim, será escolhida ainda uma área residencial.
O Wi-Max é uma evolução da tecnologia de transmissão de dados sem fio conhecida como Wi-Fi, presente em aeroportos, hotéis e cafés. Enquanto o Wi-Fi tem curto alcance (cerca de 50 metros), o Wi-Max pode ter cobertura de até 50 quilômetros, além de maior capacidade de transmissão de dados.
No caso da Samsung e da TVA, a tecnologia desenvolvida permite também a portabilidade dos aparelhos, ou seja, é possível acessar a internet mesmo em movimento, como no interior de veículos. Na Coréia do Sul, onde a Samsung criou a tecnologia, as conexões com a internet permaneceram estáveis nos testes, mesmo com o usuário deslocando-se a 120 quilômetros por hora.
Acesso individual
Segundo Virgílio Amaral, diretor de Tecnologia e Estratégia da TVA, o novo sistema mudará a relação dos usuários com a internet. Em um domicílio tradicional de classe média, a internet é acessada por meio de um computador utilizado por toda a família. Com a nova tecnologia e os equipamentos desenvolvidos pela Samsung (como laptops e computadores de mão), o acesso será cada vez mais individualizando, ampliando a base de clientes. "Poderemos ter três, quatro contas de acesso por domicílio, em vez de uma", diz.
O interesse da TVA no projeto é ampliar sua base de assinantes, por meio de novos canais de distribuição de conteúdo. Em novembro, durante a formalização da parceria, a diretora-superintendente da TVA, Leila Loria, afirmou que o Brasil deverá chegar a 10 milhões de assinantes de internet banda larga em 2010. O objetivo da empresa é conquistar 10% desse mercado, ou seja, 1 milhão de clientes. Atualmente, a TVA conta com 340 000 assinantes.
Nesta terça-feira (7/3), Amaral não descartou uma eventual parceria com operadoras de telefonia celular para ampliar o potencial de crescimento, mas destacou que a prioridade será outros canais de distribuição de conteúdo via Wi-Max, como PDAs com acesso à internet fabricados pela Samsung. "Se alguma operadora de celular nos procurar, vamos conversar, mas não é esse nosso primeiro objetivo", diz.