Tecnologia

TIM é a primeira a oferecer celular com dois chips no Brasil

A TIM começa a vender o celular Screen EX 128, da Motorola, que aceita dois cartões SIM, o que permite, ao usuário, empregar os serviços de duas operadoras

O celular Screen EX128, da Motorola, aceita chips de duas operadoras (Divulgação)

O celular Screen EX128, da Motorola, aceita chips de duas operadoras (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de março de 2011 às 10h23.

São Paulo — No Brasil, os aparelhos dual-chip sempre foram vistos pelas operadoras móveis como uma forma de canibalização dos serviços de voz, por estimular o usuário a utilizar também uma conta de outra operadora. Não por acaso, apesar da grande procura por esse tipo de aparelho no varejo, essa oferta sempre esteve bem longe dos pontos de vendas das teles. 

Contrariando essa regra, a TIM anunciou, nesta terça-feira, dia 1º, a inclusão do Motorola Screen EX 128 em seu portfólio, tornando-se, assim, a primeira operadora móvel a comercializar um celular com capacidade para dois cartões SIM. 

Segundo o gerente de aparelhos da TIM, Marcelo Kuelle, a empresa não teme a canibalização de seus serviços e só não havia lançado um dual-chip no mercado ainda por conta da falta de bons celulares para esse segmento. “Procurávamos um aparelho que atendesse os quesitos usabilidade e preço, em linha com a estratégia comercial da TIM. O novo celular da Motorola preenche bem essa lacuna”, explica. 

O executivo acredita que o chip da TIM será mais utilizado que o da concorrência, por conta de sua estratégia comercial agressiva da empresa. “Apostamos na nossa oferta de serviços, tanto de voz quanto de dados. Se o cliente utilizar o chip da TIM, vai ser muito difícil ele querer usar o da concorrência”, aposta Kuelle, que revela que a operadora estuda o lançamento de outros celulares dual-chip ainda neste ano. 

O Motorola Screen EX 128, segundo dual-chip da Motorola, pode ser considerado um "feature phone", ou seja, um celular com muitos recursos mas que não chega a ser um smartphone. Vem com funções personalizadas para os clientes TIM, ou seja, serviços da operadora embarcados no menu inicial.

O celular dispõe de acesso à Internet, e-mail, câmera de 3 megapixels com zoom digital para captura de fotos e vídeos, tocador de MP3 e rádio FM, além de tela sensível ao toque de 3,2 polegadas. No pré-pago (TIM Infinity) o modelo será vendido por 564 reais e, no sistema pós-pago (TIM Liberty), o custo varia de acordo com o pacote contratado pelo cliente.

Acompanhe tudo sobre:3GCelularesEmpresasEmpresas abertasEmpresas americanasEmpresas italianasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaMotorolaOperadoras de celularServiçosTelecomunicaçõesTIM

Mais de Tecnologia

China condena "repressão" contra suas empresas após inclusões em lista dos EUA

De parceria com Toyota a treinamento de robôs, Nvidia planeja expansão global

O plano do Bluesky para criar uma rede 'à prova de bilionários' — e o que isso significa

EUA rotula Tencent como "empresa militar chinesa"; ações caem até 9,8%