Tecnologia

Tidal, serviço de streaming de Jay Z, chega ao Brasil

O Tidal, serviço de streaming de músicas e vídeos, chega ao Brasil com plano de assinatura para quem quer músicas sem compressão


	Jay-Z: serviço de streaming do rapper chega ao Brasil
 (Getty Images)

Jay-Z: serviço de streaming do rapper chega ao Brasil (Getty Images)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 28 de setembro de 2015 às 18h09.

São Paulo – O Tidal, serviço de streaming de músicas e vídeos, chega ao Brasil no dia 29 de setembro. Ele será mais um concorrente em um mercado que se mostra cada vez mais disputado, com representantes como Spotify, Apple Music, Google Music, Rdio e Deezer.

O principal destaque do Tidal é oferecer aos seus assinantes um plano com música de alta qualidade e sem compressão. A empresa afirma que com o Tidal HIFI a música entregue tem qualidade de vinil ou CD. Esse plano é mais caro do que a assinatura convencional e sai por 29,80 reais por mês.

Essa opção deve atrair somente usuários audiófilos. Uma música sem compressão é pesada demais (ocuparia muito da memória do smartphone e comeria o plano de dados móveis rapidamente). Para notar a qualidade é preciso ter um ótimo fone de ouvido – além de uma audição aguçada.

Outra questão importante é que nem todas as faixas estão disponíveis em formato sem compressão. De acordo com a empresa, a “maioria das faixas” está disponível assim. Não existe nenhuma sinalização clara, no entanto, de quais estão e quais não em alta qualidade.

(EXAME.com)

Outro atrativo do Tidal é oferecer vídeos, além de músicas. Na página inicial estão em destaque vídeos exclusivos junto com músicas. A empresa também lista como diferencial listas musicais criadas por curadores humanos. O serviço ainda conta com conteúdo de áudio exclusivo.

De resto, o serviço é bem similar à concorrência. Tem um acervo de 35 milhões de músicas e 85 mil vídeos, apps para iPhone e Android, além de uma versão web.

O material é dividido entre novidades, artistas que estão chamando a atenção e indicações para o usuário. No Tidal estão disponíveis listas de músicas divididas por gêneros ou humor.

O serviço estará disponível no Brasil a partir de terça-feira, dia 29 de outubro. O plano Tidal HIFI, que conta com streaming de músicas sem compressão sai por 29,80 reais por mês. O plano Premium, sem a opção de alta qualidade, sai por 14,90 reais por mês. Novos assinantes têm um mês de graça para testes.

(EXAME.com)

Tidal quem?

O Tidal foi lançado em 2014 foi uma empresa sueco-norueguesa, a Aspiro. O serviço ganhou projeção, no entanto, após ser comprado por Jay-Z, em janeiro de 2015.

Um relançamento reuniu no palco estrelas como Beyoncé, Kanye West, Madonna, Rihanna, Jack White, além do próprio Jay-Z. Neste evento, o Tidal foi apresentado como um serviço no qual artistas são sócios. A ideia é mostrar o Tidal como algo que respeite a produção musical.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsArteBeyoncéCelebridadesCelularesEntretenimentoGoogleIndústria da músicaiOSiPhoneJay-ZMúsicaRappersSmartphones

Mais de Tecnologia

EUA impõem novas restrições emchips avançados da TSMC para clientes chineses, diz agência

Tencent e Visa lançam pagamento por palma da mão em Cingapura; primeiro mercado fora da China

Mídia programática com influenciadores: o plano da BrandLovrs para distribuir R$ 1 bi em 4 anos

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível