Tecnologia

Tecnologia da Apple impede motorista de usar smartphone

A Apple registrou uma nova patente, intitulada de "Bloqueio de dispositivo computacional de mão do motorista"

Homem usa iPhone enquanto dirige: a Apple parece estar tomando medidas para diminuir número de acidentes que envolvem distração do motorista ao usar smartphone (Getty Images)

Homem usa iPhone enquanto dirige: a Apple parece estar tomando medidas para diminuir número de acidentes que envolvem distração do motorista ao usar smartphone (Getty Images)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 22 de abril de 2014 às 20h04.

São Paulo - Mexer no smartphone ao volante é uma atividade perigosa.

A Apple parece estar tomando medidas para diminuir o número de acidentes com tecnologias que impedem o usuário do iPhone de enviar mensagens de texto ou realizar qualquer outra tarefa enquanto ele estiver dirigindo.

Ao menos, é isso que indica uma nova patente registrada pela companhia intitulada de "Bloqueio de dispositivo computacional de mão do motorista".

A invenção da Apple conta com duas abordagens possíveis para que isso ocorra. Uma delas consiste na utilização de sensores no veículo que identificam se o usuário está ao volante e bloqueiam o aparelho.

Já o outro método é que o veículo emita um sinal que impede o motorista de usar o iPhone em tempo integral. Vale notar que os demais passageiros do carro não teriam seus aparelhos bloqueados.

De acordo com o Apple Insider, a versão do iOS para carros no sistema de entretenimento nomeado CarPlay pode ser usado para realizar esse bloqueio no smartphone.

Entretanto, não há informações sobre se isso seria possível também com dispositivos de outras marcas.

A Apple não confirma a intenção de adicionar o recurso ao CarPlay no futuro.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-transitoAppleAutoindústriaCarrosCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaINFOiPhonemobilidade-urbanaSmartphonesTecnologia da informaçãoTrânsitoVeículos

Mais de Tecnologia

ServiceNow lida com crise e saída de COO em meio a expectativas de balanço positivo

CrowdStrike dá vale-presente de US$ 10 a funcionários que resolveram apagão cibernético

CEO do Spotify confirma que assinatura "deluxe" com áudio de alta fidelidade chegará em breve

CrowdStrike: o bug em mecanismo de segurança que causou o apagão cibernético

Mais na Exame