Tecnologia

TCU vai fiscalizar a qualidade dos serviços de celular

Devido ao crescimento do número de reclamações de clientes de celular no país, foi constatada a necessidade de uma nova fiscalização


	O TCU determinou que a própria Anatel ficará encarregada de conduzir a fiscalização
 (©afp.com / Frederic J. Brown)

O TCU determinou que a própria Anatel ficará encarregada de conduzir a fiscalização (©afp.com / Frederic J. Brown)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2015 às 13h16.

Brasília - O Tribunal de Contas da União (TCU) vai fazer uma fiscalização sobre a qualidade da telefonia móvel no Brasil, conforme proposta apresentada pelo ministro Bruno Dantas aprovada hoje (11) pelo plenário da Corte. A fiscalização deverá ser feita por meio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e não diretamente nas operadoras.

Dantas argumentou que o número de clientes de celular vem crescendo no país, enquanto a qualidade percebida pelos usuários está caindo, conforme se verifica nas estatísticas de reclamações dos Procons de todo o país.

“Tendo em vista a evolução do setor de telecomunicações nos últimos dez anos, vislumbro como oportuna uma nova fiscalização para avaliar a qualidade dos serviços aos usuários”, disse o ministro.

Ontem (10) A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado aprovou um requerimento do senador Otto Alencar (PSD-BA) para que o TCU fiscalize as operadoras de telefonia móvel.

Dantas também propôs uma avaliação sobre as políticas públicas do governo federal relacionadas à inclusão digital, identificando os principais problemas e ações necessárias. Ele sugeriu a realização de um evento sobre o tema ainda neste ano no TCU.

Procurado pela Agência Brasil, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) informou que não irá comentar a proposta de fiscalização.

Acompanhe tudo sobre:CelularesIndústria eletroeletrônicaTelefoniaTCUFiscalizaçãoAnatel

Mais de Tecnologia

Microdose de Ozempic: startup Noom lança programa voltado para prevenção

CEO do YouTube limita tempo dos filhos no próprio YouTube

Trump que contratar 1.000 talentos com experiência em big techs

Microsoft se aproxima de US$ 5 trilhões com aposta em IA