Tecnologia

Surge nova rede P2P

SÃO PAULO - Pesquisadores da turma do código aberto estão trabalhando numa plataforma de distribuição P2P de conteúdo que pode vir a ser o próximo pesadelo das indústrias da música e do cinema, disse o Vnunet.com. O novo sistema, que está sendo criado pela Open Content Network, terá uma escala de distribuição muito maior do […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h31.

SÃO PAULO - Pesquisadores da turma do código aberto estão trabalhando numa plataforma de distribuição P2P de conteúdo que pode vir a ser o próximo pesadelo das indústrias da música e do cinema, disse o Vnunet.com.

O novo sistema, que está sendo criado pela Open Content Network, terá uma escala de distribuição muito maior do que as dos sistemas peer-to-peer atuais - segundo a empresa. Isso por causa da CAW, de Content Addressable Web (endereçamento de conteúdo web, em português), uma rede que conta com contribuições individuais de banda e disco por parte da comunidade do código aberto.

Ainda segundo a empresa, os usuários poderão fazer downloads seguros na nova rede, considerada "um jogo de extensões do protocolo HTTP". A integridade do sistema, diz o Vnunet, será garantida pela tecnologia Tree Hash EXchange, que deve ser lançada pelos participantes do CAW ainda este mês.

A Open Content Network promete que, nova rede, será praticamente impossível policiar o sistema atrás de material com direitos autorais, o que deve liberar a cópia e compartilhamento de arquivos numa escala muito maior do que a atual. Mas, a princípio, a rede estaria sendo criada para que os usuários façam o download de códigos e softwares de domínio público.

As especificações do projeto podem ser vistas no site da Open Content Network, aqui.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

TikTok diz ter assinado acordos para criar nova joint venture nos EUA

Meta testa limite de links no Facebook para usuários sem conta verificada

Dois anos depois, Apple Vision Pro começa a ganhar tração no mercado

Acordo entre Sony e Tencent resolve disputa sobre jogo acusado de cópia