Tecnologia

Surge nova rede P2P

SÃO PAULO - Pesquisadores da turma do código aberto estão trabalhando numa plataforma de distribuição P2P de conteúdo que pode vir a ser o próximo pesadelo das indústrias da música e do cinema, disse o Vnunet.com. O novo sistema, que está sendo criado pela Open Content Network, terá uma escala de distribuição muito maior do […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h31.

SÃO PAULO - Pesquisadores da turma do código aberto estão trabalhando numa plataforma de distribuição P2P de conteúdo que pode vir a ser o próximo pesadelo das indústrias da música e do cinema, disse o Vnunet.com.

O novo sistema, que está sendo criado pela Open Content Network, terá uma escala de distribuição muito maior do que as dos sistemas peer-to-peer atuais - segundo a empresa. Isso por causa da CAW, de Content Addressable Web (endereçamento de conteúdo web, em português), uma rede que conta com contribuições individuais de banda e disco por parte da comunidade do código aberto.

Ainda segundo a empresa, os usuários poderão fazer downloads seguros na nova rede, considerada "um jogo de extensões do protocolo HTTP". A integridade do sistema, diz o Vnunet, será garantida pela tecnologia Tree Hash EXchange, que deve ser lançada pelos participantes do CAW ainda este mês.

A Open Content Network promete que, nova rede, será praticamente impossível policiar o sistema atrás de material com direitos autorais, o que deve liberar a cópia e compartilhamento de arquivos numa escala muito maior do que a atual. Mas, a princípio, a rede estaria sendo criada para que os usuários façam o download de códigos e softwares de domínio público.

As especificações do projeto podem ser vistas no site da Open Content Network, aqui.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025

Com menos moderação, Meta já tinha plano de 'cuidado com posts' para grandes anunciantes, diz jornal

O paradoxo do avô é possível? Matemático italiano sugere solução para hipótese de viagem no tempo